Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Capital da Navegação debate entraves do transporte fluvial em Manaus



As deficiências da infraestrutura portuária e uma série de outros entraves, que impactam o transporte fluvial de passageiros no Amazonas e na Região Norte, serão debatidas hoje, terça-feira (6), em Manaus. As discussões ocorrerão no movimento de mobilização "Capital da Navegação",empresários do setor e lideranças sindicais de vários estados do país.

Manaus será a quinta etapa do movimento. As fragilidades do transporte fluvial de passageiros e cargas na região Amazônica, a formação de profissionais aquaviários, infraestrutura portuária e a segurança serão tratados no evento.

O evento é realizado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).

O evento ocorre a partir das 9h, desta terça-feira,  6 de outubro, na sala Rio Madeira do Hotel Intercity. Empresários, representantes de vários sindicatos de navegação do país – Sindfluvial, Sindarpa, Sindarsul, Syndarma, Sindasp, Sindiporto Brasil – e da Câmara Interamericana de Transportes. Foram convidados parlamentares do Amazonas e representantes de órgãos ligados ao setor de navegação hidroviária do país.

Após as discussões será elaborado um documento com indicações e pedidos sobre os problemas apontados. O documento seguirá para órgãos responsáveis por solucionar as falhas.

Histórico do movimento

A primeira edição da mobilização foi realizada março deste ano, em Belém. Na ocasião, as lideranças do setor discutiram questão da Poligonal do Porto de Manaus e de Belém, a cobrança de tarifa pela CDP para utilização do canal de acesso ao Porto de Belém, dentre outros assuntos, que envolvem o transporte aquaviário.

Em abril, as lideranças do setor brasileiro de navegação voltaram a se reunir no interior de São Paulo. O foco principal do debate foi a paralisação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que vem afetando o setor desde maio do ano passado quando o transporte de cargas foi interrompido para priorizar a geração de energia. Já no último mês de junho, os empresários e representantes sindicais debateram formação de aquaviários, em Porto Alegre (RS).

No dia 20 de agosto, Porto Velho (RO) recebeu o evento e um dos principais temas debatidos foi o avanço do garimpo no Rio Madeira. Uma série de ações foram articuladas no encontro e novamente entidades do setor enviaram denúncias para os órgãos que podem interferir no caso. A mobilização provocou a Operação Azougue, que resultou na expedição de 18 autos de infrações, que juntos somam multas de mais de R$ 3 milhões. Durante a ação, pelo menos 180 balsas foram retiradas da Área de Preservação Ambiental (APA), outras 104 foram notificadas, três lanchas apreendidas e 18 pessoas conduzidas à Polícia Federal. 

Mobilização “Capital da Navegação”

Local: Hotel Intercity, localizado na Rua Professor Marciano Armond, nº 544 - Adrianópolis, na Zona Centro Sul da capital amazonense.

Sala Rio Madeira

Horário: 9h às 12h

-------

Programação

Recepção: para autoridades, convidados, navegadores, empresários e imprensa.

9h - composição da mesa;

9h10 às 10h30 - ocorrerão as apresentações de painéis de temas relacionados a navegação fluvial na Amazônia (transporte de passageiros no Amazonas e na Amazônia, a formação de profissionais aquaviários, infraestrutura portuária da região e segurança);

10h30 às 12h - debate sobre entraves da navegação;

No final do evento, o documento "Carta de Manaus" será elaborado com encaminhamentos de propostas e pedidos para órgãos, que podem solucionar problemas apontados pelo setor. 


Fonte: Sindarma

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)