Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara Municipal de Porto Velho quer união para combater criminalidade


 

Porto Velho vive atualmente uma preocupante situação quanto à criminalidade que, nos últimos meses tem apresentado índices assustadores chegando ao ponto de ônibus estarem sendo incendiados, deixando um rastro de pânico à população. A questão da segurança foi alvo de debate na Câmara Municipal, na tarde de segunda-feira, durante uma Sessão Especial de Audiência Pública, com a participação de várias autoridades, como a comandante geral da Polícia Militar, coronel Angelina Ramires, secretário Estadual de Segurança, Evilásio Sena e outras ligadas a órgãos da segurança.

Segundo o presidente da Câmara, vereador José Hermínio – autor da proposta para a realização da audiência - durante a sessão, foram discutidos os problemas encontrados que agravam a segurança, bem como debates quanto à medidas que podem ser aplicadas para que o problema seja amenizado. "Porto Velho está passando por uma transformação que é o desenvolvimento e o crescimento demográfico. Mas também começa a passar por problemas sérios na segurança e a população busca respostas e ações que rendam uma maior sensação de segurança. Por esse motivo, a Câmara reunião as autoridades ligadas à segurança pública para que houvesse essa discussão", disse Hermínio.


Buscar ações e medidas


O presidente da Câmara afirmou que o momento não é buscar culpados e sim de elaborar ações e medidas que combatam a criminalidade que assusta Porto Velho. "Casos de assaltos, homicídios, latrocínios passaram a ser pesadelo e agora estamos presenciando atos terroristas com ônibus sendo incendiados com pessoas dentro. Isso não pode continuar e a Câmara esta engajada nas discussões de propostas que possam frear a violência", comentou.

Ao falar da segurança em Porto Velho, a comandante da Polícia Militar, Angelina Ramires, fez uma rápida explanação do organograma que foi colocado em prática para o reforço no policiamento, destacando a reestruturação da corporação, plano de articulação, aumento do efetivo - inclusive com mais concursos para a segurança – e outras medidas colocadas em prática pelo governo do Estado.


Investigações


Novamente a comandante da PM afirmou que todo o serviço de investigação do Estado está mobilizado para se chegar até os autores dos atentados aos ônibus.  Ela também manifestou preocupação quanto à falta de polícias públicas e a fragilidade da fronteira com a Bolívia, onde o problema dos tráficos de drogas e armas é assustador.


Relatório com propostas


O presidente da Câmara afirmou que a sessão foi apenas um passo que abriu as discussões sobre a segurança. Agora, ressalta Hermínio, será elaborado um relatório onde serão apresentadas as discussões, ações, medidas e propostas visando combater a violência urbana na Capital.

"Esse relatório já está sendo feito e, tão logo seja concluído, iremos novamente reunir com os órgãos envolvidos com a segurança para que algumas medidas sejam colocadas em prática. Como já anunciamos, não estamos buscando culpados. A hora agora é de aplicar medidas criativas, principalmente direcionadas para os jovens que, muitas das vezes, vivem à mercê dos assédios de marginais", disse Hermínio, concluindo, ainda, que a Câmara está agindo juntamente com os demais órgãos para que ações sejam discutidas e colocadas em prática visando tirar Porto Velho do incomodo ranking de criminalidade.

Fonte: Paulo Ricardo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)