Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara de Rolim de Moura aprova PL da vereadora Juliana que institui a campanha "Setembro Verde"

Projeto visa conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos


Vereadora Juliana Nonato - Gente de Opinião
Vereadora Juliana Nonato

Foi aprovado nesta segunda-feira (14) durante a Sessão, o Projeto de Lei nº 142/2023, que tem como propositora a vereadora Juliana Nonato, onde institui no município de Rolim de Moura a campanha “Setembro Verde” com objetivo de  conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, passando a inserir também no calendário oficial de eventos e atividades do município, o dia 27 de setembro que tem como o dia nacional de Doação de Órgãos e Tecidos no pais.

O projeto foi um pouco polêmico para alguns, visto que para a aprovação  dele, obteve seis votos a favor e dois contra, visto que um vereador se encontrava ausente.

A vereadora Juliana, destacou a importância desse projeto para muitas pessoas, além disso, cria a carteira de identificação que estabelece benefícios para a pessoa doadora de órgãos e tecidos.

"Milhares de pessoas aguardam todos os anos por um transplante de órgãos ou tecidos no país. Enquanto o país possui um dos melhores sistemas de transplantes do mundo, estamos aquém quando o assunto é doação", ressaltou Juliana.

Segundo relatou a vereadora, que entre os motivos, destaca-se a falta de conhecimento da população sobre o processo de doação e transplante. Grande parte das famílias que não autorizam a doação o fazem por desconhecer o desejo de seu familiar falecido ou por não entender o processo de Doação e Transplante.

"Provocar a discussão sobre doação de órgãos na sociedade é garantir o direito de doar a todo indivíduo e família brasileira. Doar não é um dever, muito antes um direito ao nosso último gesto de generosidade", finalizou a vereadora Juliana Nonato.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)