Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara de Rolim de Moura aprova PL da vereadora Juliana que institui a campanha "Setembro Verde"

Projeto visa conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos


Vereadora Juliana Nonato - Gente de Opinião
Vereadora Juliana Nonato

Foi aprovado nesta segunda-feira (14) durante a Sessão, o Projeto de Lei nº 142/2023, que tem como propositora a vereadora Juliana Nonato, onde institui no município de Rolim de Moura a campanha “Setembro Verde” com objetivo de  conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, passando a inserir também no calendário oficial de eventos e atividades do município, o dia 27 de setembro que tem como o dia nacional de Doação de Órgãos e Tecidos no pais.

O projeto foi um pouco polêmico para alguns, visto que para a aprovação  dele, obteve seis votos a favor e dois contra, visto que um vereador se encontrava ausente.

A vereadora Juliana, destacou a importância desse projeto para muitas pessoas, além disso, cria a carteira de identificação que estabelece benefícios para a pessoa doadora de órgãos e tecidos.

"Milhares de pessoas aguardam todos os anos por um transplante de órgãos ou tecidos no país. Enquanto o país possui um dos melhores sistemas de transplantes do mundo, estamos aquém quando o assunto é doação", ressaltou Juliana.

Segundo relatou a vereadora, que entre os motivos, destaca-se a falta de conhecimento da população sobre o processo de doação e transplante. Grande parte das famílias que não autorizam a doação o fazem por desconhecer o desejo de seu familiar falecido ou por não entender o processo de Doação e Transplante.

"Provocar a discussão sobre doação de órgãos na sociedade é garantir o direito de doar a todo indivíduo e família brasileira. Doar não é um dever, muito antes um direito ao nosso último gesto de generosidade", finalizou a vereadora Juliana Nonato.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)