Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara de Rolim de Moura aprova PL da vereadora Juliana que institui a campanha "Setembro Verde"

Projeto visa conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos


Vereadora Juliana Nonato - Gente de Opinião
Vereadora Juliana Nonato

Foi aprovado nesta segunda-feira (14) durante a Sessão, o Projeto de Lei nº 142/2023, que tem como propositora a vereadora Juliana Nonato, onde institui no município de Rolim de Moura a campanha “Setembro Verde” com objetivo de  conscientizar e orientar a população sobre a doação de órgãos e tecidos, passando a inserir também no calendário oficial de eventos e atividades do município, o dia 27 de setembro que tem como o dia nacional de Doação de Órgãos e Tecidos no pais.

O projeto foi um pouco polêmico para alguns, visto que para a aprovação  dele, obteve seis votos a favor e dois contra, visto que um vereador se encontrava ausente.

A vereadora Juliana, destacou a importância desse projeto para muitas pessoas, além disso, cria a carteira de identificação que estabelece benefícios para a pessoa doadora de órgãos e tecidos.

"Milhares de pessoas aguardam todos os anos por um transplante de órgãos ou tecidos no país. Enquanto o país possui um dos melhores sistemas de transplantes do mundo, estamos aquém quando o assunto é doação", ressaltou Juliana.

Segundo relatou a vereadora, que entre os motivos, destaca-se a falta de conhecimento da população sobre o processo de doação e transplante. Grande parte das famílias que não autorizam a doação o fazem por desconhecer o desejo de seu familiar falecido ou por não entender o processo de Doação e Transplante.

"Provocar a discussão sobre doação de órgãos na sociedade é garantir o direito de doar a todo indivíduo e família brasileira. Doar não é um dever, muito antes um direito ao nosso último gesto de generosidade", finalizou a vereadora Juliana Nonato.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)