Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara dabaterá demarcação de territórios indígenas


Dez lideranças indígenas vão participar diretamente do grupo de trabalho instalado ontem (18), no Plenário 2 das Comissões, para tentar um acordo em torno de projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e afetam a demarcação dos territórios indígenas. O grupo foi decidido pelo presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), na segunda-feira, quando lideranças indígenas tomaram conta do plenário.Câmara dabaterá demarcação de territórios indígenas - Gente de Opinião

O grupo de trabalho é formado também por dez deputados, entre eles o deputado Padre Ton (PT-RO), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas. O mediador será o deputado Lincoln Portela (PR-MG). Os demais integrantes são: Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG); Chico Alencar (PSOL-RJ); Domingos Dutra (PT-MA); Edio Lopes (PMDB-RR); Moreira Mendes (PSD-RO); Ricardo Tripoli (PSDB-SP); Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Sarney Filho (PV-MA).

Durante a instalação do grupo de trabalho, no plenário lotado pelos indígenas, o deputado Padre Ton disse que “mesmo na ausência do presidente Henrique Alves neste ato, é preciso agradecer por ter cumprido a promessa de instalação dessa mesa de diálogo entre parlamentares e lideranças indígenas”.

“Esta mesa, como foi apontado naquela noite histórica de terça feira, vai discutir os encaminhamentos da PEC 215, e outros projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, com representação de indígenas de mais de 22 estados, dialogando com o STF e também com o governo federal”, disse o deputado.

Padre Ton lembrou que há uma dívida histórica com os direitos dos povos tradicionais, e que passados 25 anos da Constituinte a demarcação de todas as terras não foi cumprida ainda. “Se avançou na Amazonia porque é a região menos habitada, mas temos de avançar também nas regiões mais antigas, onde a colonização portuguesa se fez presente, como Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas e Bahia e também na região Sudeste, em Minas Gerais, São Paulo, com problemas também no Rio de Janeiro”, diz.
Para o deputado Domingos Dutra, um dos principais desafios será a superação de resistências mútuas. "É o que estou chamando de um grupo de aproximação: os indígenas, que têm uma visão negativa do Parlamento e dos políticos; e aqueles que acham que os índios não têm direito, que não produzem e que a produção que eles têm não ajuda o mercado. Portanto, nós vamos nos aproximar", disse.

O coordenador do grupo e presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Lincoln Portela (PR-MG), afirmou que as reuniões vão ajudar a pacificar conflitos. Entre os deputados que participarão dos debates estão representantes dos ambientalistas e dos ruralistas.

O deputado Édio Lopes disse que o fórum que se inicia “é talvez o mais importante debate envolvendo as questões indígenas do país.”

O grupo de trabalho surgiu da pressão de centenas de índios que ocuparam o Plenário na terça-feira (16), em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere para o Legislativo o poder de decidir sobre a demarcação e homologação das terras indígenas. Na visão dos índios, a PEC inviabiliza a criação de novas reservas devido à força da bancada ruralista no Parlamento.
Suspensão da PEC

Segundo acordo entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, a tramitação da PEC não vai avançar, pelo menos neste semestre. Enquanto isso, o grupo de trabalho pretende ampliar a discussão das questões indígenas com vários setores. As reuniões do grupo serão mensais e visam aproximar interesses territoriais distintos.

O líder indígena Otoniel Ricardo, Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul, também aposta no diálogo. "Nós vamos trabalhar coletivamente, discutindo e respeitando cada um que está aqui. Assumimos, perante vocês, um compromisso muito grande", afirmou.

Participarão do grupo dois representantes de cada região do Brasil. Da região Norte Sonia Guajajara e José Carmelo Alberto Nunes (Nauá); da região Nordeste Antônio de de Jesus (Tuxá) e Aurivan Barros (Truká); Centro Oeste, Otoniel Ricardo (Guarani-Kaiwoá) e Lindomar Ferreira (Terena); região Sudeste Avanir Oliveira (Fulni-ô) e Paulo Henrique Vicente (Tupiniquim) e região Sul Rildo Kaingangue e Marciano Rodrigues (Guarani).

Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)