Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara aprova auxílio financeiro para instituições que cuidam de idosos


A deputada federal Mariana Carvalho é uma das autoras da proposta.- Foto arquivo (antes da pandemia) - Gente de Opinião
A deputada federal Mariana Carvalho é uma das autoras da proposta.- Foto arquivo (antes da pandemia)

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1888/2020 que obriga a União a auxiliar financeiramente Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) . O PL é de autoria das deputadas Leandre (PR), Mariana Carvalho (RO) e Tereza Nelma (AL) e do deputado Rodrigo Coelho (SC). Os parlamentares afirmam que as pessoas que vivem nessas instituições, conhecidas como asilos, são as mais vulneráveis diante da pandemia da Covid-19 e, por isso, o auxílio é fundamental diante da situação de emergência de saúde pública.

A proposta estabelece que o Governo Federal repasse um auxílio financeiro de R$ 160 milhões às instituições. O rateio entre elas deverá ser feito pelo Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, devendo levar em consideração o número de idosos atendidos. As instituições terão que prestar contas de todas as despesas realizadas com o recurso.

“Essa é uma resposta que damos às instituições, que precisam desse auxílio com urgência. Precisamos olhar pelos nossos idosos e esse recurso será de extrema importância”, explica Mariana.

O dinheiro destinado às instituições deverá ser usado em ações de prevenção e controle da infecção nos asilos, compra de insumos e equipamentos básicos para segurança e higiene dos residentes e funcionários; compra de medicamentos; e adequação dos espaços para isolamento dos casos suspeitos e leves.

“Os asilos e outras instituições de longa permanência estão vivendo momentos muito difíceis. Muitos dependem de doações e, com a crise, elas simplesmente cessaram. O projeto não vai criar novas despesas para o governo, mas apenas permitir o uso de um dinheiro que está no fundo destinado a políticas para os idosos”, ressalta a deputada, ao lembrar que a ajuda financeira deverá ser custeada pelos recursos financeiros do Fundo Nacional do Idoso, inclusive os saldos de exercícios anteriores.

O texto segue para apreciação pelo Senado Federal.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)