Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CACOAL: SEMAST comemora dia das crianças com programas sociais



A Secretaria de Ação Social e Trabalho, com o intuito de celebrar e comemorar o Dia da Criança, realizou uma manhã de lazer,  com crianças dos pólos do PETI do Bairro Vista Alegre e do Distrito do Riozinho. Aproximadamente 170 crianças participaram das atividades. O evento aconteceu na igreja São Cristovão, no Bairro Jardim Bandeirantes.

De acordo com a secretária de ação social, Bella Borghi, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), visa afastar crianças e adolescentes do trabalho precoce. “Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil nas atividades perigosas, insalubres, penosas ou degradantes nas zonas urbana e rural, possibilitando também o acesso, a permanência e o bom desempenho nas escolas” destacou.

O programa é destinado às famílias com renda de até meio salário mínimo na faixa etária de 7 a 14 anos, objetivando aumentar o tempo de permanência nas escolas, e incentivando o desenvolvimento de potencialidades das crianças.

A coordenadora do Programa, Maria A. Folgado Alves, salienta que ao mesmo tempo em que se comemora o dia da criança, são desenvolvidas diversas ações voltadas para conscientização. “Palestras, recreação, lazer, teatro, danças são acompanhadas por professores capacitados e profissionais especializados” destacou.

O Prefeito Padre Franco Vialetto (PT) ressalta a importância do programa para as crianças que se preparam para o futuro em total harmonia familiar. “É importante que todas as pessoas lutem para que não possamos ver mais criança e adolescentes sem escola, saúde e lazer”, concluiu o prefeito.

O programa Pró-Jovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, também foi contemplado com atividades alusivas ao dia da criança.

Saiba como surgiu o dia da criança no Brasil

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada.

A estratégia deu certa, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Fonte: Paulo Henrique Silva SRT/RO 983

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)