Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bizarrus emociona platéia de magistrados



A peça teatral Bizarrus emocionou a platéia de magistrados que foram ao auditório do Sest Senat na noite de sexta-feira (10). A apresentação faz parte da programação do 80º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado em Porto de Porto Velho, desde o dia 9.

Encenada por ex-apenados e um ainda recluso do Sistema Prisional de Rondônia, a peça é exemplo de ressocialização e está em cartaz há 10 anos. Vista por mais de 80 mil espectadores, na maioria estudantes de Rondônia, o espetáculo já foi apresentado em Belém, Brasília e São Paulo, sendo, inclusive, pauta para grandes veículos de comunicação em nível nacional.

Essa trajetória e a própria história dos apenados foi foram destacadas pelo desembargador Marcos Faver, presidente da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Ele comparou o espetáculo ao estilo do escrito e diretor de teatro alemão Bertold Brecht, que inaugurou a utilização da arte para fazer com o espectadores reflitam sobre o tema exposto no palco.

“São seres iluminados, que enchem de luz a escuridão desta sala”, falou com propriedade Marcos Faver. O magistrado elogiou os atores e o diretor da peça, Marcelo Felice, além de fazer menção especial à trilha sonora utilizada pelo grupo.

Felice, por sua vez, ao fim da peça, fez um breve relato da situação do grupo, que estará em Brasília no próximo mês e ainda decide o futuro da peça. O diretor, que também atua na trama, disse que a maior lição para ele e para todos que participam e assistem à peça, é de que “existe sempre uma luz no fim do túnel de cada um de nós”.

 

Encontro

Após o espetáculo, os presidentes de Tribunais foram recepcionados pelo governador Ivo Cassol para um jantar, que encerrou a programação oficial do Encontro, que resultou com a Carta de Porto Velho, documento aprovado pelo Colégio em que é reafirmado o compromisso da entidade em trabalha pelo engrandecimento da Justiça Brasileira. Essa foi a segunda vez que o Colégio realizou um Encontro em Rondônia, a primeira foi em 1996.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)