Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Banco Bradesco demite 16 funcionários lesionados só em 2010


Só nestes quatro primeiros meses de 2010, o banco Bradesco, segundo maior banco privado do Brasil, demitiu 16 trabalhadores vítimas de doenças decorrentes da sobrecarga de trabalho em Rondônia e se torna uma verdadeira “máquina de cortar carne”. Essa é a opinião do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores no Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO), que na manhã desta quarta-feira Banco Bradesco demite 16 funcionários lesionados só em 2010  - Gente de Opinião(28/4), fez um protesto para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, em frente à agência do Bradesco na avenida Carlos Gomes.

Dotados de faixas, panfletos e até mesmo de radiografias dos órgãos de funcionários lesionados expostos nas paredes do banco, os diretores do sindicato levaram ao conhecimento dos clientes, usuários e população em geral o clima de terror criado no Bradesco com a política de demissão de funcionários que possuem algum tipo de doença ocupacional (causada pelo excesso de trabalho), em especial, a LER/DOT, iniciais que significam, respectivamente, “Lesão Por Esforço Repetitivo” e “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”.

“O Bradesco gasta milhões de reais em campanhas publicitárias para levar a imagem de uma instituição preocupada com o social, mas aqui em Porto Velho, o banco não mantém nenhuma instituição de caridade, tampouco participa de algum projeto privado ou público para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da cidade”, diz o diretor financeiro do SEEB, José Pinheiro.

Já o presidente do sindicato, Cleiton dos Santos, vai mais além. Em seu discurso, o sindicalista afirma abertamente que o Bradesco é o campeão no índice de demissões de funcionários, principalmente os que foram acometidos de alguma doença durante o período em que trabalhou na instituição.

“Os trabalhadores sofrem toda a sorte de humilhação, assédio moral e pressão, e se mantém trabalhando, contribuindo com seu suor e sangue para o enriquecimento do banco e, quando são acometidos de alguma doença conquistada nessa carga desumana de trabalho, são sumariamente demitidos, por justa causa, pelo Bradesco. Este é o banco ‘presença’ na demissão de funcionários”, dispara Cleiton, fazendo uma alusão ao slogan de campanha publicitária do banco.

Os sindicalistas aproveitaram o ato para afirmar à sociedade em geral que, com estas demissões, o atendimento do banco Bradesco – a exemplo do que acontece nas demais agencias e instituições financeiras – fica ainda mais comprometido pois, sem funcionários para prestar atendimento, o tempo de espera nas filas é ainda maior e causa a já tradicional revolta dos clientes e usuários.

“Desta forma, além de desrespeitar as leis e os trabalhadores, o Bradesco ainda gera o clima de pandemônio no atendimento precário nas agências”, concluem.

Fonte:  Rondineli Gonzalez/SEEB/RO

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)