Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aumenta a procura pelo titulo de eleitor pela net em Porto Velho




A novidade criada pela Justiça Eleitoral para que o brasileiro possa tirar o título de eleitor pela internet começa a pegar. Aos poucos, jovens e adultos passam a utilizar o novo sistema que agiliza não só a inscrição, como também possibilita transferir ou alterar dados cadastrais via web. Para o novo eleitor se alistar na Justiça Eleitoral por meio da internet, basta entrar no site do TRE de Rondônia (www.tre-ro.jus.br) ou do TSE (www.tse.jus.br), e requerer seu título, clicando em novo requerimento. 

Aumenta a procura pelo titulo de eleitor pela net em Porto Velho - Gente de Opinião

As jovens Dandara e Bruna afirmam que a novidade agrada pela facilidade e agilidade


Gessica Dandara e Bruna Gobete (foto) são dois exemplos de eleitoras jovens atentas à inovação da Justiça Eleitoral. Elas compareceram na Central de Atendimento do TRE, em Porto Velho, rua Jacy-Paraná com Presidente Dutra, no prédio onde funcionam os sete cartórios da Capital.

"Gostei porque facilita pra todo mundo, tanto para o eleitor quanto para a Justiça Eleitoral", disse Gessica Dandara. Para Bruna Gobete, “o novo sistema é útil e contribui facilitando a vida das pessoas pela rapidez e o eleitor poderá ser atendido com data e hora marcada", destaca.

O objetivo do sistema é deixar mais rápido o atendimento à população, e Rondônia foi o primeiro Estado a implantar o Projeto "Titulo Net". Gradativamente o modelo será aplicado nos demais Estados. Após o pedido inicial (requerimento) que é feito com o preenchimento do formulário pela internet, a pessoa comparece após cinco dias a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, Cartório Eleitoral, com o número do protocolo na internet, além de cópias do documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o cadastro. Após isso, é só retirar o documento solicitado pela internet. O tempo médio gasto para a impressão e retirada do documento no cartório eleitoral é de dois (2) minutos.

Até o momento foram feitas 132 solicitações, segundo dados contabilizados desde o último dia 6, quando o sistema entrou no ar. Várias pessoas já compareceram aos Cartórios Eleitorais para retirar o título de eleitor, e a procura aumenta consideravelmente.

CALENDÁRIO

A implantação da novidade, no entanto, será gradual e começou por Rondônia, tendo o Estado da Paraíba, aderido no último dia 13. A seguir, virão o Distrito Federal (20), São Paulo e Paraná (27).

Em agosto, o cronograma prevê a implantação do projeto em Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul, no dia 3. Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10 de agosto. Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no dia 17. Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins concluem a lista no dia 24.

Fonte: Ascom/TRERO

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)