Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Assistentes sociais são homenageados em sessão solene na Assembleia

Profissionais cobraram melhorias nas condições de trabalho.


Assistentes sociais são homenageados em sessão solene na Assembleia - Gente de Opinião

Assistentes sociais foram homenageados durante sessão solene, na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (16). A homenagem faz alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. O profissional dessa área trabalha pelos direitos humanos, buscando melhores condições de vida para os grupos mais vulneráveis da sociedade.

A sessão solene foi proposta pelo deputado Ribamar Araújo (PL). Também compuseram a mesa de honra, o secretário municipal da Assistência Social e Família (Semasf), Claudinaldo Leão Rocha; a presidente do Conselho Regional do Serviço Social da 23ª região, Noeme Ribeiro de Assis Lemos e a presidente da Associação dos Assistente Sociais, Ana Paula Ramos Antunes.

Ainda estiveram na mesa, a assistente social aposentada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Maria de Fatima Formiga Ramos; a assistente social Zeneide Nazaré, e a presidente do Sindicato das Assistentes Sociais, Khristiane Cabral Costa.

No auditório, estavam assistentes sociais de diversas entidades do estado e acadêmicos do curso de assistência social. Iniciando os discursos, Zeneide, que atuou na área por 38 anos, disse que acompanhou as transformações do estado e agradeceu a homenagem.

Maria de Fatima ressaltou que os profissionais devem honrar todos os pilares da profissão e, sobretudo, a Constituição Federal. A presidente da Associação dos Assistentes Sociais, Ana Paula, destacou a importância de a categoria se unir, para lutar por oportunidades.

A presidente do Sindicato das Assistentes Sociais, Khristiane, falou sobre a luta por um piso salarial justo, a inserção do assistente social na Educação e carga horária de 30 horas. A presidente do Conselho Regional do Serviço Social da 23ª região, Noeme, complementou que a união da categoria fortalece a profissão.

Já o secretário municipal da Assistência Social e Família, Claudinaldo, explicou sobre ações que estão sendo implementadas na secretaria. Em seguida, a assistente social da Divisão de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, Jacqueline Predraza Mendes, falou sobre as experiências vividas pelos profissionais durante a pandemia. “É um desafio que vai ficar aqui, na memória, que eu vou levar para sempre. Só quem estava lá, no dia a dia, nesse processo de trabalho, sabe o que passamos; a sobrecarga psicológica, emocional e de trabalho”, destacou.

Também falou sobre a atuação dos assistentes durante a pandemia, a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Serviço Social, Ângela Maria Gomes Pinheiro, que se contaminou com o Coronavírus. “No pior momento da pandemia, quando boa parte da população se protegia em seu lar, sob a égide do home office, muitos profissionais enfrentavam o vírus olho no olho. Estavam com medo? Sim. Ninguém lá era super-herói. Mas era com medo mesmo que eles estavam lá. E eles continuavam na guerra em prol da defesa dos direitos daqueles que estavam agonizando por conta da Covid, e não só por eles, mas por seus familiares”, enfatizou.

Ainda durante a solenidade, foi apresentado um vídeo institucional que conta a história da criação da Assistência Social no Brasil, com os avanços e regulamentações. Em uma das passagens, foi destacado a frase: “Ser assistente social é rebelar-se contra a história de predomínio da indiferença”.

Também foi mostrado um vídeo com nomes de profissionais que morreram com Covid-19. Para encerrar, o deputado Ribamar ressaltou a importância do trabalho dos assistentes sociais.

“A nossa homenagem também se reveste de outro significado. Através da nossa homenagem, cobramos e chamamos atenção das nossas autoridades, para que possamos conquistar as 30h, que não é obedecido em todo estado, o piso salarial justo e a inserção do assistente na Educação”, salientou.

Assista a sessão solene na íntegra, incluindo os vídeos institucionais da Assistência Social, na página oficial da Assembleia Legislativa no Youtube.

Mais Sobre Política

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Viabilizado com recursos oriundos de emenda ao Orçamento Estadual apresentada pela deputada estadual Rosangela Donadon, começa a ser executado ainda

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P