Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assistência Social abre vagas em projetos para idosos



A Secretaria municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos, localizado na Rua Paulo Leal, 362, no centro de Porto Velho, abre inscrições para dois projetos. O público-alvo são adolescentes e idosos. Foram disponibilizadas 40 vagas para o “Grupo de Fortalecimento de Vínculos e Comunitário com Idosos”. O cadastro pode ser realizado no próprio Cras ou na Unidade de Saúde da Família, Ronaldo Aragão, no Bairro Nacional. Já para os adolescentes as vagas são para o Programa Brasil Alfabetizado, voltado ao público juvenil com mais de 15 anos que ainda não são alfabetizados. As vagas são ilimitadas e os interessados devem procurar o Cras.

Rosemere Negreiros, coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos, conta que o objetivo destas ações é o fortalecimento destes públicos. e que em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza o “Grupo de Fortalecimento de Vínculos e Comunitário com Idosos”. “Este projeto tem início dia 20 de fevereiro. Vai acontecer todas as manhãs com trabalhos de recreação e práticas esportivas, realizado em parceria com a Secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semes). Também teremos fisioterapeutas, que trabalharão a postura e alongamentos. Nutricionistas, realizando uma conscientização sobre a boa educação alimentar”, explica Rosemere.

Segundo a coordenadora do Cras a divulgação das atividades estão sendo realizadas pela própria Unidade de Saúde da Família, Ronaldo Aragão, que trabalha diretamente com esse público. “Queremos convidar a todos os idosos que estão localizados naquela região para participarem. Levaremos também palestras e vamos atender a um grupo de aproximadamente 40 idosos. Todos os nossos projetos possuem o acompanhamento de um assistente social e um psicólogo”, finaliza Rosemere Negreiros.

Brasil Alfabetizado

Em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Cras realiza o Programa Brasil Alfabetizado, para levar escolarização básica (leitura e escrita), para adolescentes a partir de 15 anos que ainda não são alfabetizados. Segundo Rafaela Oliveira, alfabetizadora, as aulas acontecerão no Cras Elizabeth Paranhos. “Será uma quantidade de 20 alunos por turma. Não tem idade limite e a quantidade de turma vai depender da demanda. Estamos disponibilizando o horário da manhã e tarde. Espero que estas pessoas saiam da vulnerabilidade e para isso a Educação é fundamental, pois oportuniza este crescimento”, afirma a alfabetizadora Rafaela Oliveira.

O Centro de Referência da Assistência Social atende aos Bairros: Arigolândia, Balsa, Costa e Silva, Caiari, Centro, Embratel, Liberdade, Nacional. Industrial, Nova Esperança, São João Bosco, São Cristóvão, São Sebastião I e II, Panair, Pedrinhas, Olaria, Militar, Conquista e Alphaville.

O Cras está localizado na Rua Paulo Leal, 362, Bairro Centro.

O telefone para tirar dúvidas é: 9316 2251.

Fonte:  Rebeca Barca 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)