Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assembleia aprova reestruturação de cargos e novas vagas no MPRO

Lei complementar reduz percentual de efetivos e cria 65 funções estratégicas.


Parlamentares durante sessão ordinária (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Parlamentares durante sessão ordinária (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Na última terça-feira (2), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 146/2025, de autoria do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO). A proposta promove alterações significativas na Lei Complementar 303, de 26 de julho de 2004, com o objetivo de otimizar a gestão administrativa e fortalecer a eficiência institucional. 

Uma das principais mudanças está na redução do percentual mínimo de cargos comissionados diretamente vinculados à atividade finalística do MPRO que devem ser ocupados por servidores efetivos, passando de 20% para 10%. A medida atende à necessidade de garantir que promotores e procuradores de Justiça possam escolher assessores de sua confiança para atuar em funções estratégicas e sensíveis. 

Segundo a justificativa apresentada pelo MPRO, o vínculo de fidúcia entre o membro e seu assessor é essencial para o desempenho eficiente das funções ministeriais, que envolvem a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais e individuais indisponíveis. 

Amparo jurídico e eficiência administrativa 

A proposta foi amparada por decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), como no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.055/DF e de recursos extraordinários, que reconhecem a competência dos estados para definir os percentuais mínimos de ocupação de cargos comissionados por servidores efetivos, desde que sejam respeitados os princípios da razoabilidade e da eficiência administrativa.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Nos dias 15 e 16 de novembro, Pimenta Bueno será palco da Mega Feira de Liquidação e da Habitação, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Câm

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)