Sábado, 20 de junho de 2009 - 12h45
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM participou com o Governo Federal e Prefeitura de Porto Velho do lançamento do mutirão Arco Verde e Terra Legal, na última sexta-feira (19). A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Marcelo Cândia, na zona Leste da capital.
O Programa Terra Legal, é uma parceria do estado com o município coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que visa à regularização de propriedades nos municípios. O programa foi lançado simultaneamente nas cidades de Porto Velho, Marabá (PA) e Alta Floresta (MT).
Para fortalecer esse acordo entre os três governos se fizeram presente no evento o governador Ivo Cassol e a primeira-dama do Estado, Dona Ivone Cassol o secretário da Sedam Cletho Muniz Brito, a ministra Dilma Russef juntamente com Alfredo Nascimento, Ministro dos Transportes, Márcio Fortes, Ministro das Cidades, Ministro Interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermman, dentre outras autoridades.
Durante o lançamento foram expostos stands, onde os órgão ambientais do município, Governo do Estado de Rondônia e Governo Federal mostram suas armas para combater o desmatamento da Floresta Amazônica e facilidades para a regularização fundiária.
No stand da Sedam os visitantes puderam buscar informações na ouvidoria e saber mais sobre a fiscalização da Sedam, conhecer mais sobre a piscicultura do estado e o licenciamento para pesca amadora e profissional. Também participaram de oficinas educativas e aprenderam sobre o projeto Meio Ambiente na Arte Cultural.
O Programa de Mata Ciliar juntamente com o Batalhão da Polícia Ambiental levou um viveiro de plantas nativas e amostra de sementes. A Coordenadoria de Geociência e Licenciamento Ambiental está fazendo o cadastramento dos colonos, mas para essa tarefa ser realizada precisam trabalhar em conjunto com o Incra, responsável para regularizar a documentação dos posseiros.
O Secretario da Sedam, Cletho Muniz de Brito disse que o Estado está preparado para receber o Arco Verde Terra Legal, pois dispõe de ferramentas importantes neste processo de combate ao desmatamento. A Base cartográfica do Incra está totalmente digitalizada, resultado de cooperação técnica entre o Estado e a União, além do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico, trazendo grandes vantagens comparado aos demais estados do norte.
As programações foram o dia todo e irão terminar no sábado a tarde com a continuação de oficinas e amostra de trabalhos educativos e informações sobre o projeto Arco Verde Terra Legal.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)