Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Arco Verde e Terra Legal: Sedam tem balcão e tenda para atendimento ao público



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM participou com o Governo Federal e Prefeitura de Porto Velho do lançamento do mutirão Arco Verde e Terra Legal, na última sexta-feira (19). A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Marcelo Cândia, na zona Leste da capital.

O Programa Terra Legal, é uma parceria do estado com o município coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que visa à regularização de propriedades nos municípios. O programa foi lançado simultaneamente nas cidades de Porto Velho, Marabá (PA) e Alta Floresta (MT).

Para fortalecer esse acordo entre os três governos se fizeram presente no evento o governador Ivo Cassol e a primeira-dama do Estado, Dona Ivone Cassol  o secretário   da Sedam Cletho Muniz Brito,  a ministra Dilma Russef juntamente com Alfredo Nascimento, Ministro dos Transportes, Márcio Fortes, Ministro das Cidades, Ministro Interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermman, dentre outras autoridades.

Durante o lançamento foram expostos stands, onde os órgão ambientais do município, Governo do Estado de Rondônia e Governo Federal mostram suas armas para combater o desmatamento da Floresta Amazônica e  facilidades para a regularização fundiária.

No stand da Sedam os visitantes puderam buscar informações na ouvidoria e saber mais sobre a fiscalização da Sedam, conhecer mais sobre a piscicultura do estado e o licenciamento para pesca amadora e profissional. Também participaram de oficinas educativas  e aprenderam sobre o projeto  Meio Ambiente  na Arte Cultural.

O Programa de Mata Ciliar juntamente com o Batalhão da Polícia Ambiental levou um viveiro de plantas nativas e amostra de sementes. A Coordenadoria de Geociência e Licenciamento Ambiental está fazendo o cadastramento dos colonos, mas para essa tarefa ser realizada precisam trabalhar em conjunto com o Incra,  responsável para regularizar a documentação dos posseiros.

O Secretario da Sedam, Cletho Muniz de Brito disse que o Estado está preparado para receber o Arco Verde Terra Legal, pois dispõe de ferramentas importantes neste processo de combate ao desmatamento. A Base cartográfica do Incra está totalmente digitalizada, resultado de cooperação técnica entre o Estado e a União, além do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico, trazendo grandes vantagens comparado aos demais estados do norte.

As programações foram o dia todo e irão terminar no sábado a tarde com a continuação de oficinas e amostra de trabalhos educativos e informações sobre o projeto Arco Verde Terra Legal.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)