Terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 16h53
O ministro da Agricultura Reinhold Stefhanes assegurou nesta terça-feira (1), que designará nos próximos dias, servidores de alto gabarito para vir a Rondônia dar continuidade às investigações nas sindicâncias feitas por determinação do Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), e que redundaram na Operação Abate, desencadeada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, com 22 prisões e 43 mandatos de buscas e apreensões.
A garantia foi dada pelo ministro durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, para discutir a lei que rege a inspeção de produtos de origem animal e a Operação Abate. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), autor de uma comissão parlamentar que investiga falhas e fraudes nas sindicâncias do Dipoa, sob o comando de Nelon Oliveira Costa, e nas prisões arbitrárias que resultaram com o propósito de prejudicar pequenos e médios frigoríficos, segundo Amorim, e beneficiar grandes conglomerados.
Mostramos e provamos ao ministro que houve fraudes e inversões quanto à apuração das denúncias. Elas foram entregues aos acusados, que de posse delas promoveram uma onda de perseguição aos servidores que denunciaram suas ações ilegais que visam apenas beneficiar grupos econômicos poderosos, em detrimento aos pequenos e médios frigoríficos que não fazem parte do cartel. As prisões também se provaram arbitrárias, pois a competência da superintendência Federal de Agricultura foi esvaziada por um decreto baixado pelo diretor do Dipoa. Por essa portaria compete a cada superintendente o papel administrativo e não de fiscalização, assegura Amorim.
Após a audiência, os parlamentares que integram a comissão de Agricultura se mostraram confiantes, de acordo com Amorim, nos desdobramentos da investigação e que a Justiça será feita.
Na audiência, o ministro também se comprometeu em liberar os servidores envolvidos nas denúncias para serem sabatinados pela comissão parlamentar e elogiou a iniciativa dos deputados, de terem os trabalhos acompanhados de um delegado da PF, um representante do MPF e da consultoria legislativa da Câmara. A comissão é formada por Moacir Micheletto (PMDB-PR), presidente; Valdir Colatto (PMDB-SC), relator; Ernandes Amorim, Moreira Mendes (PTB) e Silas Brasileiro (PMDB-MG), ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura. Na próxima sessão, será definido, de acordo com Amorim, o calendário da oitiva de todos os envolvidos e a vinda da comissão a Rondônia.
Fonte: Yodon Guedes
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes