Sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 12h00
A convocação do ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) para explicar à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados os critérios usados para investigar a atuação dos grupos frigoríficos acusados de irregularidades, e as denúncias de uso político do Banco Nacional de Desenvolvimento Sócio Econômico (Bndes) para beneficiar com empréstimos essas corporações, será proposta na segunda-feira (6) pelo deputado Ernandes Amorim (PTB).
O parlamentar afirma que essa convocação se faz necessária em razão das arbitrariedades que vem sendo praticadas por por uma casta de burocratas do Ministério da Agricultura que não escondem de ninguém terem poderes de mando maior que o ministro.
De acordo com Amorim, esses burocratas operam sob a proteção de quatro grandes grupos: Independência, que mesmo em estado falimentar obteve um empréstimo de U$ 200 milhões do Bndes; Bertin, Marfrig e Friboi, e se valem para maquiar as operações do caduco Código de Inspeção, que tem mais de mais de cinqüenta anos de existência.
Esses fiscais encastelados no Ministério da Agricultura em Brasília, se valem desse Código caduco para perseguir, achacar, fazer uso político e prejudicar quem discorda ou tenta denuncia-los, caso das pessoas presas nessa última operação Abate. Uma inversão clara das coisas: os presos são as pessoas que denunciaram há um ano a existência desse grupo e como agem esses fiscais. Eles são tão Por isso estou convidando o ministro para se explicar à Comissão e tomar providências protegidos que afirmam para quem quiser ouvir que no Ministério quem manda são eles.
Ainda de acordo com o parlamentar, esse grupo de fiscais em Brasília precisa ser urgentemente investigado, pois são os responsáveis por contra essas arbitrariedades, afirma o deputado. operações contra exatamente quem os denuncia. Os informes que nos chegam dão conta de que esses fiscais agem tão somente para atender os interesses desses quatro grupos frigoríficos e, que, como a mídia diariamente tem mostrado, são acusados de diversas irregularidades, disse Amorim.
Ele também pedirá ao ministro da Agricultura que o ajude no acompanhamento das investigações em curso, a cabo do Tribunal de Contas da União, da denúncia feita por ele na Câmara dos Deputados, do uso político do Bndes ao favorecer grandes corporações, algumas delas falida, com empréstimos. Enquanto que em nossa região Amazônia, carente de recursos, não se tem um centavo aprovado em projeto para pecuária ou outro setor produtivo da parte desse banco oficial, reclama.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)