Quarta-feira, 12 de agosto de 2009 - 13h56
Um delegado da Polícia Federal e um procurador da República serão designados para acompanhar a auditoria que será realizada por uma comissão de deputados da Comissão de Agricultura da Câmara, nas sindicâncias empreendidas em Rondônia, por fiscais de inspeção enviados de Brasília pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelom Oliveira Costa.
As sindicâncias, de acordo com o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), teriam sido manipuladas para punir e perseguir de forma deliberada os servidores que apresentarem denúncias da atuação de um grupo de fiscais de Brasília agindo a mando de conglomerados frigoríficos, o que teria prejudicado os pequenos e médios frigoríficos em Rondônia.
A comissão de auditoria é presidida pelo deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) e tem como relator o deputado Valdir Collato (PMDB-SC). Ainda participam dela, os parlamentares Amorim, Moreira Mendes (PPS) e Silas Brasileiro (PMDB-MG), ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura.
Os trabalhos, segundo Amorim, devem ter início entre esta e a próxima semana, e seus resultados servem para embasar a audiência, na Câmara, com o ministro Reinhold Sthefanes (Agricultura), para discutir o envolvimento de fiscais do Dipoa no favorecimento a grandes frigoríficos, manipulação de relatórios e sindicâncias com o intuito de provocar investigações.
As denúncias da atuação desses fiscais vêm sendo feitas, desde 2006, por Amorim, em constantes requerimentos as autoridades competentes ministros e órgãos de fiscalização e controle - e discursos na tribuna da Câmara. Também é de autoria do parlamentar o pedido de convocação do ministro para discutir essas denúncias na Comissão de Agricultura, logo após o término dessa auditoria.
"Todos esses pedidos foram acolhidos pela Comissão de Agricultura, pois o modus operandus desse grupo de fiscais tem sido o mesmo em todo o país. Um delegado e um procurador devem auxiliar nessa investigação da investigação para se mostrar o que foi feito, com isenção, de forma correta sem manobras nem manipulações", afirma Amorim sobre o trabalho da comissão de auditoria.
Fonte: Yodon Guedes
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)