Quarta-feira, 12 de agosto de 2009 - 13h56
Um delegado da Polícia Federal e um procurador da República serão designados para acompanhar a auditoria que será realizada por uma comissão de deputados da Comissão de Agricultura da Câmara, nas sindicâncias empreendidas em Rondônia, por fiscais de inspeção enviados de Brasília pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelom Oliveira Costa.
As sindicâncias, de acordo com o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), teriam sido manipuladas para punir e perseguir de forma deliberada os servidores que apresentarem denúncias da atuação de um grupo de fiscais de Brasília agindo a mando de conglomerados frigoríficos, o que teria prejudicado os pequenos e médios frigoríficos em Rondônia.
A comissão de auditoria é presidida pelo deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) e tem como relator o deputado Valdir Collato (PMDB-SC). Ainda participam dela, os parlamentares Amorim, Moreira Mendes (PPS) e Silas Brasileiro (PMDB-MG), ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura.
Os trabalhos, segundo Amorim, devem ter início entre esta e a próxima semana, e seus resultados servem para embasar a audiência, na Câmara, com o ministro Reinhold Sthefanes (Agricultura), para discutir o envolvimento de fiscais do Dipoa no favorecimento a grandes frigoríficos, manipulação de relatórios e sindicâncias com o intuito de provocar investigações.
As denúncias da atuação desses fiscais vêm sendo feitas, desde 2006, por Amorim, em constantes requerimentos as autoridades competentes ministros e órgãos de fiscalização e controle - e discursos na tribuna da Câmara. Também é de autoria do parlamentar o pedido de convocação do ministro para discutir essas denúncias na Comissão de Agricultura, logo após o término dessa auditoria.
"Todos esses pedidos foram acolhidos pela Comissão de Agricultura, pois o modus operandus desse grupo de fiscais tem sido o mesmo em todo o país. Um delegado e um procurador devem auxiliar nessa investigação da investigação para se mostrar o que foi feito, com isenção, de forma correta sem manobras nem manipulações", afirma Amorim sobre o trabalho da comissão de auditoria.
Fonte: Yodon Guedes
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes