Sexta-feira, 28 de setembro de 2007 - 17h11
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) ameaçou apresentar um projeto substitutivo, nos próximos dias, durante discurso na tribuna da Câmara, caso o que tramita no Congresso Nacional sobre o Estatuto do Garimpeiro, mantenha o texto atual relatado pelo deputado Arnaldo Jardim.
Esse estatuto a nosso juízo, nada tem a ver com o garimpeiro, ele trata exclusivamente da atividade comercial da garimpagem. Estou preparando um substitutivo, pois ele não atende os anseios da classe, os verdadeiros garimpeiros não aceitam esse projeto, ele é ruim, é um Frankstein, que nos assusta e nos causa perplexidade, pela insensibilidade e descaso com o trabalhador, justifica o parlamentar.
Amorim defende a regulamentação de lei específica reconhecendo o direito do garimpeiro trabalhar, como era previsto no Decreto-Lei nº 227, de 28 de Fevereiro de 1967, alterado em 89, e que só beneficia, segundo ele, empresas mineradoras; e do artigo 174 da Constituição Federal. Sem esses dispositivos, ressalta, cerca de 600 mil trabalhadores que vivem da atividade garimpeira no país, continuarão na clandestinidade.
Quero chamar a atenção dos trabalhadores brasileiros da garimpagem, dos meus colegas da Comissão de Minas e Energia e, em especial, do ilustre deputado Arnaldo Jardim. Onde está o homem nesse projeto de lei? Ele é simplesmente ignorado, o artigo 11 diz: fica assegurado o registro de garimpagem nas carteiras expedidas pelas cooperativas de garimpeiros. O que não significa absolutamente nada em termos de direitos e segurança do trabalhador, reclama Amorim.
Para ele, o que o garimpeiro precisa e isso tem que ficar claro no projeto - é de um amparo previdenciário, garantia para sua família de que terá uma aposentadoria, e na sua falta, a esposa e filhos terão o mínimo para sobreviver.
Volto chamar a atenção, que a minha preocupação central é o homem, o trabalhador, que está trabalhando na informalidade e suas famílias desamparadas, disse Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)