Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - 15h14

Nesta
quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se
transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo alunos da Escola
Estadual João Bento da Costa para a atividade pedagógica "Debate Crítico
em Rondônia". O projeto, conduzido pelo professor de filosofia Carlos
Grécia, tem como objetivo estimular o senso crítico, a consciência política e a
ética entre os estudantes, além de proporcionar uma experiência única ao
inseri-los no ambiente político do Poder Legislativo.
Durante
o debate, os alunos assumiram papéis simulados, como advogados e defensores de
modelos políticos, demonstrando autonomia na elaboração de argumentos.
"Nossa proposta não é doutrinar, mas desenvolver o senso crítico dos
estudantes. Eles pesquisam, aprofundam os temas e, ao final, simulam uma
audiência pública. Isso os motiva, pois saem da escola para ocupar o plenário,
conhecido como a 'Casa do Povo', um espaço ao qual poucos têm acesso",
explicou o professor Carlos Grécia.
Eduarda
Melgar, estudante do 2º ano do ensino médio, considera o debate muito bom,
principalmente para a geração de estudantes. “Debates em que a gente aborda
temas políticos, como sistemas socioeconômicos, sistemas políticos, é muito
bom, principalmente para a minha geração, que está nessa transição da
adolescência para a vida adulta, da gente começar a ter aquele forte
entendimento sobre política, sobre os sistemas, como funciona, principalmente a
questão econômica, porque a gente vê que na nossa geração não tem essa devida
valorização da política, da gente estudar a política e entender como ela
funciona”, afirma a estudante que integra a equipe que defende
Já
Letícia Castedo, também estudante do segundo ano, diz que a atividade é muito
importante para desenvolver o senso crítico. “É gratificante e ao mesmo tempo
difícil ocupar esse lugar, estar na posição dos deputados. Mas o professor
ajuda a democratizar o ensino, a gente foge da rotina e melhora o
desenvolvimento educacional dos alunos”, garante.
Já
Dericson Rodrigues, aluno do 2º ano, se considera tímido para falar em público
e preferiu ficar na plateia. Para ele, “é uma atividade muito boa, porque é uma
oportunidade para as pessoas que estão debatendo expressar tanto as suas
opiniões ideológicas, quanto estudar opiniões ideológicas a fundo e
defendê-las. Por exemplo, tem algumas pessoas de alguns grupos que não são de
certa ideologia, mas estão defendendo uma ideologia contrária, é uma
oportunidade para estudar a própria ideologia contrária, defender e aprimorar o
seu conhecimento político. Melhorar os argumentos para você debater. Na
plateia, ninguém está torcendo por ninguém, a gente está só vendo quem está se
saindo melhor. E todos os grupos estão no mesmo patamar. Mas, entre os
debatedores em específico, há alguns que estão se sobressaindo muito melhor do
que os outros”, diz o estudante.
O
evento contou com uma banca avaliadora composta por dois professores da escola,
Carlos Grécia e Kleber Lima, além de um acadêmico de filosofia da Universidade
Federal de Rondônia (Unir), que é pesquisador em temas como democracia. "A
banca tem a missão de avaliar os 12 alunos que se destacarem no debate. Esses
estudantes serão premiados com um almoço especial em uma churrascaria, uma
forma de reconhecimento pelo esforço e desempenho", destacou o professor.
Sobre o projeto
O
projeto é realizado anualmente, com debates em diferentes espaços públicos. Em
2023, o grupo esteve na Assembleia Legislativa, e no início deste ano, promoveu
um debate na Câmara Municipal de Porto Velho. Para o professor Grécia, a
escolha da Assembleia como cenário é significativa. "Essa atividade
permite que os jovens entendam o funcionamento do Legislativo, um ambiente que
impacta diretamente suas vidas. Queremos que eles desenvolvam uma consciência
crítica e cidadã", afirmou.
Os
alunos que participaram do debate foram selecionados por adesão voluntária.
"Eu apresento o projeto e pergunto quem quer participar. A maioria prefere
acompanhar como espectadores, mas os que escolhem debater fazem isso com grande
dedicação. Eles não só tiram notas excelentes, como também se destacam pelo
empenho", comentou o professor, que ainda conseguiu apoio de empresas
privadas para oferecer lanche aos participantes.
A
iniciativa, que une ensino, prática e interação social, foi amplamente elogiada
pelos envolvidos e pela comunidade escolar. "Atividades como essa ampliam
horizontes e mostram que a educação pode ir além das salas de aula, preparando
os jovens para serem protagonistas em seus futuros", concluiu o professor
Carlos Grécia.
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Lei federal sobre habilitação gratuita motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus
Com o objetivo de ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação para a população de baixa renda, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) pro

Mais de 204 mil pessoas já foram atendidas no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, em quatro anos de funcionamento. Para marca
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)