Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE negocia acordo para que Detran libere verbas para saúde


O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) esteve na manhã desta quarta-feira (8) reunido na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com representantes dos poderes, governo do Estado, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do TCE para tratar da liberação de recursos do Detran para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Os parlamentares intermediaram o encontro para buscar o devido amparo legal, mas que depende da vontade política em resolver a questão da saúde pública do Estado, afirmou Maurão.

O deputado Laerte Gomes (PSDB) e líder do governo na ALE, disse que o amparo legal existe, mas que necessita haver o interesse do Detran em resolver a questão.

O vice-governador Daniel Pereira (PSB) elencou os avanços da saúde pública em Rondônia e que o Estado tem aumentado sua atuação e consequentemente gerou demanda maior em todo o sistema.

No entanto, todos os participantes são unânimes ao afirmar que o grande gargalo da saúde é em decorrência dos efeitos do trânsito, com aumento de cirurgias ortopédicas e tudo o que envolve o tratamento.

O presidente do Tribunal de Contas, Edilson de Sousa Silva, lembrou aos participantes que não pode dizer o que devem fazer, mas recomendou que encontrem uma forma de buscar o devido amparo legal para que não incorram em improbidade. “Havendo esta legalidade, não há o que se contestar”, finalizou.

A Lei Estadual 4.106/2017 autoriza o Detran a celebrar convênio com a Sesau, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Marisvaldo José

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)