Quarta-feira, 18 de abril de 2012 - 20h03
A limitação do percentual do salário que poderá ser comprometido com o pagamento de empréstimo consignado em folha, para os servidores efetivos da Assembleia Legislativa, foi aprovada pelos deputados estaduais, por unanimidade, na sessão da última terça-feira (17). A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora.
“Sem controle, muitos servidores acabam se endividando de forma que compromete toda a sua renda. Com isso, ele fica sem dinheiro para custear as outras despesas e acaba enfrentando sérios problemas para sustentar a sua família”, disse o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD).
Com a nova lei complementar aprovada, os servidores só poderão contratar empréstimos com o prazo máximo de 60 meses para pagamento. No caso de consignações relativas à aquisição de imóvel residencial, o prazo máximo de contratação será de 360 meses.
Outra mudança aprovada foi que a soma mensal das consignações facultativas não poderá exceder ao equivalente a 30% do total da remuneração mensal pelo exercício de cargo efetivo.
“É um direito do servidor ter acesso ao crédito consignado. O que estamos fazendo é regulamentando o processo, como forma de resguardar a saúde financeira dos trabalhadores”, completou Hermínio.
Segundo o deputado, limitar o período de pagamento do empréstimo e o comprometimento da renda, dão mais segurança aos servidores. “Isso vai acabar com esse sufoco dos servidores, espetados com empréstimos em cima de empréstimos”, finalizou.
Fonte: ALE/RO
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)