Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE entrega título de cidadão honorário ao Procurador Federal Reginaldo Trindade


ALE entrega título de cidadão honorário ao Procurador Federal Reginaldo Trindade - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na manhã desta quarta-feira (18), durante sessão solene, no salão nobre da Casa de Leis, a entrega do título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao procurador federal Reginaldo Trindade. O projeto de Decreto Legislativo de nº 141/13, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), reconhece o procurador como um excelente profissional e destaca seu papel como cidadão no combate à corrupção e improbidade administrativa na região.

O evento contou com presença de amigos e familiares do homenageado e também dos deputados estaduais Ribamar Araújo (PT), Cláudio Carvalho (PT) e Hermínio Coelho.

Antes de discursar foi lido o currículo do homenageado Reginaldo Trindade que iniciou a sua vida profissional em Porto Velho.  Foi office-boy, bancário e estagiário tanto do Ministério Público Estadual quanto do Federal. Formado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, é pós-graduado em Direito Constitucional também pela UNIR e coautor do livro intitulado: “Questões Práticas Sobre Improbidade Administrativa”. Sua moral ganhou destaque por ser o responsável pelo sucesso em várias ações cíveis e criminais, que resultou na cassação de mandatos e demissões de pessoas do serviço público.

...Trindade frisou que a corrupção é um câncer que corrói as instituições, sangra os cofres públicos e piora a vida das pessoas, o que faz crer que ninguém presta e que todos são desonestos

Durante pronunciamento Reginaldo Trindade lembrou a juventude e do esforço em concluir o curso de Direito na Unir. Falou que sempre gostou de acordar cedo, especialmente, para o trabalho e que leva ao pé da letra o ditado popular de que “Deus ajuda a quem cedo madruga” e que aprendeu ainda com o pai a ter caráter, honestidade e honradez.

Destacou que em mais de 16 anos de Ministério Público, o combate vigoroso e intolerante à corrupção sempre foi seu cartão de visitas. “Sempre esteve no meu sangue, sempre foi minha paixão. Provavelmente, foi isso que me conduziu a esse momento ímpar”, frisou. Além disso, Trindade frisou que a corrupção é um câncer que corrói as instituições, sangra os cofres públicos e piora a vida das pessoas, o que faz crer que ninguém presta e que todos são desonestos.  O homenageado disse que cada cidadão pode mudar uma sociedade com pequenas atitudes que fazem toda diferença, como por exemplo, não furar fila de espera, não obter atestado médico para faltar ao trabalho ou à escola, não lançar gastos inexistentes para pagar menos imposto de renda, candidatar-se a um cargo nas eleições apenas para ficar alguns meses sem trabalhar, dentre outros. 

Ao discursar na solenidade, o deputado Ribamar Araújo (PT) falou que a história de vida do procurador federal se assemelha muito a sua, em relação importância à família a sua aversão à corrupção. Disse que é muito justo o Poder Legislativo conceder este título a um cidadão tão honrado. "Tenho buscado levar minha vida em defesa da ética e da moral. O que mais quero é continuar sendo honrado", enfatizou o deputado.

O deputado Cláudio Carvalho (PT) disse que em um ano de mandato nunca esteve presente na entrega de titulo a alguém e que acha muito justa a homenagem. “O procurador federal é uma pessoa que tem marcado a sociedade com suas ações e nada mais justo do que esse reconhecimento”, encerrou.

Autor da propositura da homenagem, Hermínio Coelho disse que o trabalho de combate à corrupção é difícil, pois corruptos fazem de tudo para esconder a bandalheira. “É muita bandidagem e muita roubalheira. O sistema é bruto demais, mas cabe a cada um fazer a sua parte, por um país melhor e um Estado melhor. E o procurador Reginaldo Trindade tem feito a sua parte e por isso merece o nosso reconhecimento”, destacou.

Para o presidente, “ser político e ser honesto, no meio sujo e corrompido da política, é uma tarefa árdua. A sociedade taxa o cidadão de ladrão, quando ele se candidata, tamanha a descrença na classe política”.

Hermínio apontou ainda que uma de suas metas é reduzir o orçamento da Assembleia Legislativa, em 30%, a partir de 2015. “No novo prédio, teria como fazer essa diminuição de gastos do Legislativo. É uma medida inédita e que lutaremos por sua implantação”. Ao final, Hermínio saudou o procurador e disse que o título é o reconhecimento ao seu trabalho responsável e correto, em defesa da sociedade e no combate aos desmandos.

Fonte: Eláine Maia, Liliane Oliveira e Eranildo Costa Luna / Foto Marco Grusmacher

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)