Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE e MP firmam controle para controle de servidores


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, firmou Termo de Acordo junto à Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), em que aquela Casa de Leis se compromete a adotar providências que possibilitem melhor controle sobre  a assiduidade e produtividade de ocupantes de cargos em comissão, tais como os de assessor e assistente parlamentar.ALE e MP firmam controle para controle de servidores - Gente de Opinião

Durante o ato de assinatura do documento, na manhã desta quinta-feira (14), o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, afirmou ao Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Maurão de Carvalho, que o compromisso assumido perante o Ministério Público é uma importante medida  moralizadora, que deverá servir de exemplo para os demais Parlamentos do País. “Esta é uma clara demonstração de boa vontade em cumprir as normas constitucionais”, disse.

Conforme estabelece o Termo de Acordo, a Assembleia Legislativa instituirá mecanismos efetivos de controle e verificação do cumprimento da jornada de trabalho, lotação e desenvolvimento das atividades dos seus servidores ocupantes de cargos em comissão.

A ALE também deverá disciplinar as atribuições dos cargos de assessor e assistente parlamentar, demonstrando requisitos inerentes ao cargo comissionado, no prazo de 60 dias, a contar da assinatura do Termo.

Outra providência a ser adotada consiste na atualização, no prazo de 60 dias, da relação de servidores comissionados, lotação e município de atuação de cada um, bem como a qual deputado está vinculado.

O Termo de Acordo prevê, ainda, que todos os servidores ocupantes do cargo de assessor ou assistente parlamentar apresentem relatórios mensais de suas atividades, encaminhando os documentos ao gabinete do parlamentar a que forem subordinados, até o máximo de 10 dias do mês subsequente ao trabalhado.

Entre outros pontos, o documento trata, também, dos servidores que exercem os cargos de assessor e assistente na sede da Assembleia em Porto Velho ou em escritórios de representação. Este grupo poderá ter suas frequências controladas por folha de ponto, a serem assinadas diariamente.

Procedimento Investigatório

A assinatura do Termo de Acordo é um desdobramento de um Procedimento Investigatório Preliminar, instaurado pelo MP, que apura, entre outras questões, a falta de controle do cumprimento da jornada de trabalho na Assembleia Legislativa e a inexistência de comprovação da realização de atividades típicas do cargo público.

Além dos chefes do Ministério Público e da Assembleia, estiveram presentes ao ato de assinatura do documento o Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira; os Promotores de Justiça Emília Oiye (Diretora do Centro de Atividades Judiciais (CAEJ); Alzir Marques Cavalcante (Probidade Administrativa) e Éverson Antonio Pini (Chefe de Gabinete da PGJ). Pela Assembleia, assinaram o documento o Vice-Presidente da Casa, Edson Martins; os deputados Eurípedes Lebrão; Luizinho Goebel; Hermínio Coelho; Glaucione Rodrigues e Rosângela Donadon.

 

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)