Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE convoca extraordinária para sustar decreto que criou Resex Jacy-Paraná


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa convocou todos os deputados estaduais para sessão extraordinária, na manhã desta terça-feira (11), às 10hs para votar Projeto de Decreto Legislativo (PDL), sustando o decreto 7.335 de 17 de janeiro de 1996, que criou a Resex Jacy-Paraná.

A convocação da extraordinária ocorreu após uma audiência pública, ocorrida na última sexta-feira (07), em Buritis, com a presença de cerca de 1.500 pessoas, convocada pela Associação Comercial, Câmara Municipal e Associação de Pecuaristas.

No encontro da semana passada, estiveram presentes o senador Ivo Cassol (PP), os deputados federais Carlos Magno (PP), Amir Lando (PMDB) e Moreira Mendes (PSD) e os deputados estaduais Maurão de Carvalho (PP), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, José Lebrão (PTN), Neodi Carlos (PSDC), Ribamar Araújo (PT), Saulo Moreira (PDT), Epifânia Barbosa (PT), Adelino Follador (DEM) e Jean Oliveira (PSDB).

Na reunião, foi tratada a preocupação dos moradores de Buritis, proprietários de áreas há mais de 20 anos, dentro da área da Resex Jacy-Paraná e que uma decisão judicial determinou a retirada do gado.

“No entendimento das autoridades presentes, em consenso, decidiram que a convocação de uma extraordinária na Assembleia Legislativa, para votar a sustação do decreto, editado em 1996 e que criou as áreas de reserva. Com isso, ficaria revogado o decreto que criou as áreas e as famílias poderiam continuar vivendo e produzindo no local”, destacou Maurão. 

Segundo o deputado “as pessoas estavam lá antes de ser criada a Resex e não podem ser penalizadas. O decreto, criado pelo ex-governador Valdir Raupp (PMDB), tem pelo menos 30 itens que precisariam ser preenchidos para a efetiva criação da Resex. Nem cinco deles foram preenchidos e as pessoas não podem ser prejudicadas”.

O deputado Amir Lando, em seu discurso, enfatizou que o Governo poderia ter resolvido numa “canetada só”. Opinião compartilhada pelo senador Cassol e por outros parlamentares presentes, que entendem a mesma coisa.

Fonte: Eranildo Costa Luna

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)