Segunda-feira, 22 de maio de 2017 - 13h20
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei nº 669/17, de autoria do Executivo que acrescentou e alterou dispositivos do artigo 2º, da Lei nº 3.504, de 3 de fevereiro de 2015 que dispõe sobre o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), a taxa de Defesa Sanitária Animal entre outras providências da Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
A Idaron tem por finalidade fiscalizar e executar as atividades de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal, inspeção e fiscalização de produtos e subprodutos de origem animal, fiscalização e classificação da produção vegetal e identificação de essências florestais, bem como a educação sanitária relacionada às suas atribuições institucionais.
No entanto, esclarece o Executivo, a Lei anteriormente aprovado, instituiu que a Idaron irá gerir os recursos do Fesa, no entanto, não há a especificação da aplicação dos seus recursos.
Com esta situação, todos os valores recolhidos nunca puderam ser utilizados e, somente com a edição da Lei n° 3.504, de 3 de fevereiro de 2015, foi possível promover algum investimento, sendo que há possibilidades da aplicação dos recursos na defesa sanitária que necessitam ser estipuladas em lei.
Com a aprovação dos parlamentares estaduais, será possível a utilização dos recursos para a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico, diagnósticos, estudos e levantamentos de dados e informações agropecuárias relacionados com o desenvolvimento da defesa sanitária animal.
Também será possível a utilização na gestão e desenvolvimento tecnológico da defesa sanitária animal com a aquisição de sistemas informatizados ou a contratação de empresas prestadoras de serviço para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
ALE/RO - DECOM – Geovani Berno
Foto: Ana Célia
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia
A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)