Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE analisa aquisição de equipamentos de seg para escolas


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou nessa terça-feira (16) parecer favorável do deputado Adelino Follador (DEM) ao Projeto de Lei Ordinária (PLO 96/2015) que altera o Programa de Apoio Financeiro (Proafi). Criado em abril de 2014, o Proafi permite à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prestar assistência financeira em caráter suplementar e apoiar a manutenção e o desenvolvimento do ensino nas escolas públicas de Rondônia.

Gente de Opinião

Escolas poderão contratar serviços de segurança

O projeto, encaminhado em maio pelo governador Confúcio Moura à Assembleia Legislativa, possibilita a inclusão do inciso VIII ao artigo 8º da lei que criou o Proafi (nº 3.350), permitindo que o governo possa contratar serviço de monitoramento eletrônico e aquisição de equipamentos de segurança eletrônica para as unidades escolares. A matéria seguiu para a apreciação da Comissão de Finanças, Economia, Tributação e Orçamento.

Na Mensagem do projeto, o governador lembra a rescisão de contrato com empresas terceirizadas de segurança e a necessidade de o Estado proporcionar meios de se atender às finalidades de um programa com elevado interesse público, como o Proafi, que presta apoio financeiro, sem burocracia, às escolas urbanas e rurais.

“A aquisição de equipamentos eletrônicos e a contratação de serviços de monitoramento eletrônico irão proporcionar um ambiente com maior segurança aos educandos, educadores, servidores e populares, além de evitar eventuais prejuízos que possam ocorrer na própria comunidade escolar”, justifica o governador.
 



Fotos: Decom
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)