Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Airton Gurgacz pede gratificação para cargo de engenheiro bombeiro



O deputado Airton Gurgacz (PDT) indicou ao governo do Estado e ao Comando Geral do Corpo de Bombeiro do Estado de Rondônia, a necessidade de criar a função gratificada para o cargo de engenheiro na corporação.

Segundo o parlamentar, o município de Ji-Paraná, a exemplo de outros no Estado, está em constante desenvolvimento, o que aumenta a demanda por licenças e alvarás do Corpo de Bombeiros.

“Ocorre que, o único engenheiro que realizava a análise dos projetos de engenharia, construção e reforma na cidade alcançou o tempo de serviço e foi para a reserva”, explicou Gurgacz.

O deputado informou que, atualmente, os processos para emissão de alvarás e licenças são encaminhados para Porto Velho, para serem analisados, gerando uma demora acima do normal, deixando as obras paradas ou impedindo o início delas.

“Há, no quadro de servidores do Corpo de Bombeiros, engenheiros formados, que possuem, portanto, certificação técnica para realizarem análise de projetos”, salientou o parlamentar.

Desta forma, segundo Gurgacz, a criação de funções gratificadas se faz necessária a fim de remunerar o bombeiro militar que assuma tal responsabilidade, indispensável à segurança das edificações da cidade.

Para o deputado, é de suma importância assegurar as medidas de prevenção de incêndio e desabamento em salões de festas, prédios residenciais, estabelecimentos comerciais e industriais, além de instituições de ensino, entre outros.

“Se há na corporação agentes capazes de realizarem tal tarefa, passa a ser de responsabilidade da gestão pública, a criação de mecanismos para valorizar o servidor e atender a demanda da população”, concluiu Airton Gurgacz.

Fonte: Juliana Martins

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)