Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Affonso Cândido apresenta projeto de lei que garante prioridade na apuração de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Affonso Cândido apresenta projeto de lei que garante prioridade na apuração de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - Gente de Opinião

A Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) analisa o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual, Affonso Cândido (PL), que pede prioridade nas investigações de denúncias de abuso e exploração sexual que tenham como vítimas crianças e adolescentes.
 
O Projeto de Lei nº 664/24, de autoria de Affonso Cândido, estabelece que terão prioridade as apurações de crimes que envolvam abuso e exploração sexual de crianças ou adolescentes, com base nos artigos do Estatuto da Criança e Adolescente (Eca).  O texto propõe ainda que os procedimentos investigatórios sejam identificados, por meio de etiquetas, na capa dos autos, com os termos “Prioridade – Vítima Criança ou Adolescente”.  
 
“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das mais agraves violações dos direitos humanos, com impactos profundos e duradouros nas vítimas. Este tipo de crime afeta a integridade física e psicológica de quem passou por ele, e também compromete a convivência na família e na escola”, justificou Affonso Cândido.

Citando dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública (ABSP) de 2021, o parlamentar afirmou que, em Rondônia, neste ano, foram registrados mais de 550 crimes desta natureza, incluindo maus-tratos e abandono de incapaz. “Estamos falando de um período de pandemia, mas as ocorrências continuam e precisamos identificar e punir os culpados”, admitiu.
 
Em 2022, o ABSP identificou mais de 5 mil casos no país, envolvendo crianças e adolescentes. No ano seguinte (2023), houve aumento de 30%. “Esses dados apenas refletem a dimensão do problema, mas também a necessidade de priorizar e agilizar as investigações desses crimes”, afirmou o deputado.
 
“Estou pedindo prioridade e rapidez nos processos de apuração dos fatos e a consequente responsabilização dos agressores. Essa medida é essencial para evitar a reincidência desses atos e proteger a nossa juventude, para que ela cresça em um ambiente seguro, e sem abuso e exploração”, acrescentou Affonso Cândido.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)