Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Advogados devem defender o direito de todos à Justiça, afirma Orestes



“Os advogados têm o compromisso de defender os direitos das pessoas à justiça”. Com esta afirmação, o advogado Orestes Muniz Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, chamou a atenção dos colegas profissionais para a missão que têm na sociedade, ao discursar na posse da nova diretoria da Subseção da OAB de Ariquemes, no último dia 22. Ele fez também uma reflexão sobre a importância dos novos advogados na manutenção das lutas que a instituição desenvolve na defesa da democracia.

O conselheiro federal e ex-presidente da Seccional Rondônia da OAB prestigiou também a posse das novas diretorias das subseções de Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Cacoal e Presidente Médici.

Orestes Muniz lembrou que, quando presidiu a OAB Rondônia, promoveu o entrelaçamento das novas gerações com as gerações anteriores para que somassem forças na condução dos destinos da Ordem. Ele também chamou a atenção de todos para o momento democrático vivenciado pelo país. Disse que estes valores precisam atingir todos os segmentos. “As pessoas precisam perceber que integram o processo de desenvolvimento e que ele só será salutar se houver a participação de todos. O desenvolvimento não pode ser apenas para meia dúzia, mas deve ser para toda a sociedade que, integrada, possa ter uma perspectiva de futuro”, afirmou.

Ao falar sobre a defesa das prerrogativas dos advogados, Orestes Muniz afirmou que não se trata de privilégios, mas da existência de paridade a fim de que o trabalho possa ser exercido com igualdade de forças. Ele lembrou que o Ministério Público e magistrados têm prerrogativas, com as quais é possível exercer sua missão na sociedade com independência e altivez.

Após destacar que sem Justiça não há sociedade desenvolvida, Orestes Muniz citou Jesus Cristo como advogado da humanidade junto a Deus e acrescentou que a missão do advogado é similar, pois deve interceder em favor do seu semelhante.

O conselheiro federal da OAB também manifestou confiança na diretoria recém-empossada da OAB Rondônia e das subseções, para que continuem a defender as justas bandeiras da sociedade.

Ao encerrar, Orestes Muniz lembrou uma advogada nascida nas Filipinas, cega, muda e surda, que se tornou um ícone também como educadora e técnica, mas que defendia como ideal o direito das pessoas terem acesso à Justiça.

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)