Segunda-feira, 1 de abril de 2019 - 10h38

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu celeridade ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na liberação do licenciamento ambiental para início das obras de recuperação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
No dia 28, a BR-319 completou 43 anos de abertura e, desde então, não passou por qualquer processo de manutenção. De acordo com Acir, são 20 anos de rodovia parada, o que impede o escoamento da produção entre os estados de Rondônia e do Amazonas, entre tantos outros transtornos.
— Nós de Rondônia precisamos dessa rodovia, pois o Amazonas tem a sua principal economia na Zona Franca de Manaus, com a produção de eletroeletrônicos, motocicletas, telefones, produtos da linha branca e tudo mais. Não há produção da agricultura familiar. E o estado de Rondônia, principalmente em Porto Velho, que é o maior município do nosso estado, produz muitos produtos hortifrutigranjeiros, que nós queremos levar para o estado do Amazonas, principalmente Manaus, que tem 2,5 milhões de habitantes. E não conseguimos, porque a balsa leva sete dias.
Mobilidade
Nomeado presidente da Subcomissão de Mobilidade Urbana, ligada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Acir defendeu amplo debate sobre o tema e a análise de propostas que possam incentivar a renovação da frota de ônibus no país, que, em média, segundo ele, foi produzida na década de 70 e não oferece qualquer conforto ao usuário, principalmente aos que possuem alguma dificuldade de locomoção. Ele cobrou uma discussão sobre mecanismos que possam reduzir o valor das passagens do transporte público para o passageiro.
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)