Quinta-feira, 19 de março de 2009 - 13h19
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), José Thomé Filho, anunciou ontem (19/03 quarta-feira), após reunião com a gerente executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Amazonas, Iguacy Silva da Cunha, mais uma vitória de um antigo pleito da entidade em benefício do desenvolvimento dos municípios do Estado: a instalação de novas 18 agências do INSS, ainda neste ano, para os municípios que ainda não dispunham desse serviço.
"Essa é uma vitória importante e histórica para os municípios porque a última agência instalada foi há 15 anos e, hoje, fomos contemplados com 18 delas. Isso foi fruto da articulação que a Associação fez junto à bancada federal amazonense e nas reuniões do CAF (Comitê de Articulação Federativa) e no último encontro com o presidente Lula, em Brasília, em fevereiro, durante a realização do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas", lembrou Thomé, frisando que os 18 novos postos do INSS irão contribuir para alavancar a economia dos municípios.
O presidente da AAM destacou, ainda, que a nova estrutura beneficiará os municípios em vários aspectos, em especial no aumento do prazo para usufruir dos serviços, especialmente os de solicitação de aposentadoria. "As pessoas que irão se aposentar terão mais tempo para apresentar a sua documentação agora porque, antes, dependiam da programação anual de um barco do INSS que visitava os municípios e que ficava somente três dias em cada um deles. Isso vai gerar menos custos para o Estado e para a União", comentou Thomé.
A gerente executiva do INSS no Amazonas, Iguacy Silva da Cunha, explicou que, da lista dos 18 municípios, 12 são prioritários: Autazes, Barreirinha, Boca do Acre, Borba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Os demais municípios que serão contemplados são Barcelos, Carauari, Humaitá, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.
Iguacy Cunha destacou que a expansão da rede de atendimento do órgão será alvo de uma licitação cujo edital deverá ser publicado até o dia 30 deste mês. Ela explicou que a estrutura das agências será de médio porte, possuindo dois consultórios com quatro atendentes, que atenderão com eficiência a demanda dos municípios. Embora não tenha precisado o valor global do investimento, a representante do órgão ressaltou que a verba destinada para a ampliação do serviço "passa dos milhões de reais".
"Esse é um momento histórico e especial para o Amazonas que está sendo contemplado com 18 novas agências que irão atender várias calhas de rios, como Madeira, Purus e a região do Alto Rio Negro, onde não possuíamos nenhuma agência. É um momento único na história do Brasil, que possui 729 agências", reiterou.
Fonte: Guilherme Gil
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Os deputados federais Sílvia Cristina e Maurício Carvalho, se reuniram nesta segunda-feira (2) em Porto Velho, para discutir o fortalecimento da fed

Cirone diz que Cacoal terá uma rodoviária bonita e aconchegante
O deputado estadual Cirone Deiró disse, nesta segunda-feira (02), que a construção da nova rodoviária de Cacoal está tendo continuidade e que a obra

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PP) anunciou que a Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim será contemplada com uma reforma completa, com
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)