Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

80% dos atendimentos pediátricos no Ana Adelaide são por problemas respiratórios


80% dos atendimentos pediátricos no Ana Adelaide são por problemas respiratórios - Gente de Opinião

De cada dez crianças atendidas diariamente na pediatria do pronto atendimento do Ana Adelaide, no Bairro Pedrinhas, em Porto Velho, oito são por problemas respiratórios devido ao tempo seco, segundo informou a pediatra da unidade, Rafaela Rodrigues Nunes. A média de atendimentos é de oitenta crianças por dia.

O Ana Adelaide é referência na rede municipal de urgência e emergência em atendimento pediátrico. “Os asmáticos são os que mais sofrem. Os pais chegam aqui falando que a criança está com a respiração cansada, muita secreção e febre alta. Alguns chegam a apresentar sintomas mais graves”, relatou a médica.

Os casos mais graves podem ficar em observação em até 72 horas. Mas não são apenas as crianças que sofrem com o tempo seco, os idosos e adultos também têm lotado as unidades de pronto atendimento com problemas respiratórios.

Os pais devem procurar a UPA quando as crianças estiverem com febre persistente, crises de asma e/ou bronquites caracterizadas por cansaço respiratório ou falta de ar. No caso de gripes e resfriados, o ideal é procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência.

Para evitar que as crianças fiquem vulneráveis a doenças respiratórias a recomendação é mantê-las sempre hidratadas, lavar o nariz com soro de três a quatro vezes por dia, manter o ambiente sempre arejado e limpo e lavar sempre as mãos.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)