Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Valverde ressalta importância de votação do contrato de partilha do pré-sal



Foi criada nesta quarta-feira (02), na Câmara dos Deputados a Comissão Especial que tratará do Projeto de Lei n º 2502/07 do deputado Eduardo Valverde (PT/RO), que altera a lei do Petróleo (lei n° 9478/97). Apensado a esta proposição está um dos projetos oriundo do Executivo sobre a exploração do petróleo do pré-sal.

De acordo com Valverde, o projeto de lei de sua autoria tem como ponto central, a obrigatoriedade do contrato de partilha quando a exploração e produção de determinado campo petrolífero for necessários para resguardar o interesse nacional.

De acordo com o deputado, as novas descobertas da camada pré-sal abrem a possibilidade para o país discutir uma política energética, mas, se não houver uma alteração na atual legislação, para incluir o contrato de partilha, esses recursos serão para o benefício das transacionais, que já controlam áreas promissoras em petróleo e gás.

“Não podemos deixar nossas riquezas serem controladas por empresas estrangeiras, pois hoje elas já detêm mais da metade das áreas promissoras em petróleo e gás”, ressaltou.

Sobre o contrato de partilha, Valverde explicou que tanto no projeto do Governo Federal (PL Nº5938/09) como o seu projeto, fica estabelecido que o contratado exerce, por sua conta e risco, as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção e, em caso de descoberta comercial, adquire o direito à restituição do custo em óleo, bem como a parcela do excedente em óleo, na proporção, condições e prazos estabelecidos em contrato;

A proposição diz ainda, que as operações petrolíferas serão, dependendo da sua natureza, realizadas ao abrigo de processo licitatório para exploração, produção e desenvolvimento e terão prazo certo não superior a cinco anos para a fase exploratória e 20 anos para a produção.

Ocorrendo a produção, lembrou Valverde, a produção será repartida entra a União e o contratante, que também receberá uma parte da produção para reembolso dos seus custos de exploração e a título de compensação pela produção e desenvolvimento.

Quanto à destinação dos recursos do Fundo Social que será criado, o deputado Valverde elogiou a iniciativa do Governo Federal de apresentar propostas que garantam a exploração do pré-sal no País, visando os interesses do povo por priorizar a destinação de recursos à educação, à cultura, ao meio ambiente, ao combate à pobreza e à ciência e tecnologia.

Pelas previsões, o volume estimado das reservas de petróleo e gás depositadas a até 7 mil metros de profundidade abaixo da camada de sal, varia entre 9 e 14 bilhões de barris. Um montante que ao ser disponibilizado beneficiará aos estados produtores e à União que terá a tarefa de repartir com o restante do Pais a parte que lhe cabe, através de um fundo social.

Pré-Sal_ Entre as propostas enviadas ao Congresso, estão: Uma que trata da exploração e produção de petróleo e gás sob o regime de partilha. A segunda que cria a Petro-Sal, empresa que vai representar a União nos consórcios e comitês a serem criados para gerir os contratos de partilha. E a terceira que prevê a criação de um fundo social (com os recursos da exploração do pré-sal) para o combate à pobreza e incentivo à educação e à cultura, à inovação científica e à sustentabilidade ambiental.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)