Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Municípios começam a pagar primeira prestação do parcelamento previdenciário



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que alguns Municípios devem começar a pagar, no dia 26 de fevereiro de 2010, a primeira prestação referente ao parcelamento especial da Lei 11.960/2009. A Lei, que trata do parcelamento da dívida previdenciária dos Municípios, previa uma carência de três ou seis meses para os Municípios efetuarem o pagamento da primeira parcela.

São dois prazos. Neste dia 26, começam a fazer o pagamento os Municípios com até 50 mil habitantes que aderiram ao parcelamento até 31 de agosto de 2009 e os com mais de 50 mil habitantes que aderiram ao parcelamento no período de 15 de outubro a 30 de novembro do ano passado.

O segundo prazo, 31 de maio de 2010, é válido para os Municípios com até 50 mil habitantes que aderiram ao parcelamento no período de 15 de outubro a 30 de novembro de 2009.

Valor da parcela 

Caso os débitos do Município ainda não tenham sido consolidados pela Receita Federal do Brasil (RFB), a CNM esclarece qual é o valor da primeira prestação a ser paga: 1,5% da média mensal da Receita Corrente Líquida (RCL) do Município referente ao ano de 2008. A condição é que os débitos tenham sido renegociados em apenas uma modalidade de parcelamento.

Para débitos renegociados nas duas modalidades de parcelamento, as seguintes condições: 1,2% da média da RCL para o parcelamento em 120 até 240 prestações e 0,3% da média da RCL para o parcelamento em 60 prestações.

Cálculo manual 

Outro ponto que precisa ser observado: ao utilizar essa média, o Município poderá constatar que o valor da prestação ficará elevado. Como consequência, o parcelamento pode ser quitado em prazo inferior ao estabelecido pela Lei 11.960/2009.

Ao constatar essa situação, o prefeito deverá com urgência protocolar um Ofício junto à Delegacia da Receita Federal de sua jurisdição e requer o cálculo manual do valor dos débitos do Município.

É necessário que, junto ao Ofício, seja anexado o demonstrativo da RCL do Município referente ao ano de 2008, comprovando que o pagamento da parcela mínima - 1,5%, 1,2% ou 0,3% - quitará a dívida em um prazo menor que o estabelecido.

Com o requerimento, a Delegacia da Receita Federal poderá efetuar o cálculo manual do valor devido pelo Município e, consequentemente, o valor da prestação será inferior a 1,5%, 1,2% ou 0,3% da RCL.

Fonte: Confederação dos Municípios

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)