Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Morte de 32 idosos após forte onda de calor coloca em alerta autoridades de saúde



A morte de 32 idosos após uma forte onda de calor que atinge a cidade de Santos coloca as autoridades de saúde da cidade em alerta. Nos últimos dias os termômetros têm apresentado temperatura mínima de 31ºC, segundo a prefeitura. O maior problema é que raramente chove e o tempo permanece abafado.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que de segunda-feira (8) a terça-feira (9) 17 pessoas com mais de 60 anos morreram após procurar atendimento em três pronto-socorros da cidade. Outros 15 morreram em casa e solicitaram serviço de emergência.

Na maioria dos casos as pessoas já tinham histórico de problemas cardíacos e respiratórios e chegaram ao serviço médico apresentando sinais de desidratação. Todos os idosos tinham entre 60 anos e 90 anos.

A Prefeitura de Santos alerta que a população – em especial os idosos – deve redobrar os cuidados com a hidratação e alimentação no período de altas temperaturas. O que agrava a situação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é o fato de não chover na cidade há alguns dias.

O coordenador da saúde do idoso da Secretaria Municipal de Santos, Luiz Fernando Gomes da Silva, afirmou não ser possível confirmar que as 32 mortes registradas no período de 48 horas é um recorde na história de Santos. Como comparativo ele afirma que durante todo o mês de fevereiro de 2009 24 idosos morreram por situação semelhante. 

Isoladamente o sol, a umidade relativa do ar e o clima seco não matam. O que ocorre é que o calor forte provoca uma deficiência no organismo já debilitado de pessoas com histórico de doenças tais como hipertensão, diabetes e cardiopatias. A soma de calor forte e doenças já existentes levam a situações mais agravantes e instabilidade no organismo devido ao mau funcionamento das células e órgãos vitais como rins, levando algumas vezes a morte.

Silva dá algumas dicas para evitar a desidratação. A mais óbvia e que as pessoas menos prestam atenção é justamente em relação a tomar água. É recomendável tomar pelo menos dez copos de água por dia.

Outra dica é fugir dos piores horários do sol e evitar ambientes quentes e abafados. Usar roupas leves e preferir consumir alimentos tais como frutas, verduras e fugir das gorduras são outras dicas que podem ajudar a fugir dos males provocados pela desidratação.

O coordenador explica que a cidade de Santos tem uma particularidade. A média da população de idosos é de 18,6%, muito acima dos 10% da média mundial.

- Muitos idosos do interior ou da capital [São Paulo] querem descansar e encontram em Santos um lugar plano, com praias e boas condições de infraestrutura. 

Fonte: R7

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)