Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mesmo que não haja consenso, Marco Maia promete iniciar votação dos royalties esta semana


Iolando Lourenço e Ivan Richard
Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse hoje (29) que, mesmo sem acordo para votação da proposta que trata da redistribuição dos royalties do petróleo, pretende iniciar a votação da matéria na próxima quarta-feira (31). Antes, contudo, os deputados terão que votar a Medida Provisória (MP) 547 que estabelece medidas para estimular o pagamento de débitos relativos ao Pasep, entre outras medidas.

“Vou levar a matéria à votação na quarta ou na quinta-feira (1º), independentemente de acordo. A única possibilidade de a matéria não estar no plenário é se não houver a votação da MP 547 na terça-feira (30) ou na quarta, antes da votação do royalties. Se não houver acordo ou os partidos tenham outro entendimento e queiram mais prazo para debater, isso vai acontecer nos debates no plenário”, declarou Marco Maia.

Para viabilizar a votação dos royalties esta semana, o presidente da Câmara enviou carta a todos os parlamentares informando-os sobre a pauta da Casa. Para ele, o debate sobre os royalties já avançou bastante e há possibilidade de se costurar um acordo para votação no plenário.

Maia avaliou que o parecer apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), na comissão especial que discutiu a matéria, é “muito equilibrado” e “mantém o Pacto Federativo”. Mesmo assim, ele não descartou a possibilidade de parlamentares das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo questionarem a votação.

“Há todas as condições de produzir um acordo e votar na quarta ou na quinta. O feriado é na sexta-feira (2) e isso não atrapalha. O que não podemos é deixar a matéria sem debates, discussão e sem aprovação na Casa, porque ela dialoga com os interesses da maioria dos estados. Temos prefeitos que foram eleitos que precisam desses recursos para administrar as suas cidades e, portanto, o Congresso Nacional não pode se furtar de debater, discutir e aprovar a matéria”, ressaltou.

Até o fim do ano, Marco Maia disse que há uma lista de 30 a 40 matérias que poderão ser votadas pela Casa. Entre elas estão a proposta que acaba com o fator previdenciário, os códigos da Aeronáutica e de Processo Civil, além do Marco Regulatório da Internet. Segundo ele, a última semana de trabalho na Câmara será dedicado à votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)