Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mangabeira faz diagnóstico sócio-econômico de G.Mirim




Guajará Mirim - O ex-ministro de Assuntos Estratégicos da presidência da república, professor Roberto Mangabeira Unger, esteve nesta terça-feira (18) no município de Guajará Mirim, com o objetivo de conhecer as potencialidades da região e também ouvir os moradores. O levantamento desses dados será usado na elaboração de um projeto de desenvolvimento social e econômico que será implantado em Rondônia.

A reunião foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Guajará Mirim e reuniu lideranças de classes e autoridades como o prefeito Atalíbio José Pegorini e vereadores de Guajará Mirim, além da Secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Maria Rodrigues da Silva, o Superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, (Setur), Júlio Olivar, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Luiz Vicente e seu adjunto, Alan França, o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Avenilson Trindade, o representante do governo federal, Alberto Lourenço entre outras autoridades.

Mangabeira Unger está colaborando com o governo do estado na elaboração de um plano de desenvolvimento econômico para Rondônia. Todas as regiões do estado serão visitadas por Unger, que tem a missão de fazer um diagnóstico e apontar quais são potencialidades de cada região. Guajará Mirim foi a primeira a ser visitada, a pedido do governador Confúcio Moura que solicitou uma atenção especial à região, que tem passado por sérios problemas, principalmente no que se refere à saúde pública.

Guajará Mirim possui 93% de matas preservadas e por isso não desenvolveu como outras regiões do estado. “Somos exemplo para o Brasil e o mundo no que se refere à preservação ambiental e queremos compensação por isso, o governo federal devia nos pagar o ICMS verde” disse o prefeito de Guajará Mirim, Atalíbio José Pegorini.

O diretor de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Guajará Mirim, Cícero Alves de Noronha, destacou a Área de Livre Comércio do município, que oferece incentivos fiscais e solicitou ao governo do estado que abra uma discussão em torno do tema.

O presidente da União de Moradores de Guajará Mirim (Umam) solicitou a construção de 500 casas populares para atender famílias de baixa renda e citou um programa que tem dado certo no Acre, que utiliza madeira apreendida irregularmente pelos órgãos de fiscalização ambiental para construir essas moradias.

O clamor da população tanto de Guajará Mirim quanto de Nova Mamoré girou em torno de melhorias da saúde, educação, transporte, cultura e geração de emprego e renda.

Professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) também solicitaram apóio para implantação de novos cursos superiores e incentivos a pesquisas na região.

Após a reunião, Roberto Mangabeira Unger visitou alguns pontos históricos e turísticos de Guajará Mirim e avaliou a reunião como sendo muito produtiva”.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)