Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Indícios de irregularidades poderão paralisar obras de rodovias na Amazônia


 
Juliana Maya
Rádio Nacional
 

Sete rodovias da Região Amazônica (BR-317, no Amazonas, BR-158, em Mato Grosso, BR-319 e BR-364, em Rondônia, BR-401, em Roraima, e BR-230 e BR-010, no Tocantins) poderão ter suas obras paralisadas por indícios de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Também poderão ser paralisadas as obras de modernização da malha viária do distrito industrial e a ampliação de subtransmissão de energia elétrica de Manaus, a construção da Adutora Italuís e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão.

A maioria das obras apresentou problemas de sobrepreço, quando o valor de um produto ou serviço é maior do que o praticado no mercado. O TCU também relatou irregularidades, como a má administração de contratos, a fiscalização deficiente ou omissa e o superfaturamento.

A secretária de Controle Externo do TCU no Amazonas, Nazaré Zuardi, disse que os responsáveis pelas obras terão de apresentar suas justificativa num prazo de15 dias. Depois de analisadas as justificativas e as irregularidades ficarem comprovadas, o processo seguirá para o Congresso Nacional que decidirá pela paralisação ou não das obras.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)