Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governo federal propõe mais integração entre estados da Amazônia



Brizza Rodrigues
 
Na audiência pública, o deputado Eduardo Valverde (3º E/D) cobrou do governo efetivação dos planos de desenvolvimento.

O governo federal considera a falta de integração entre os governos dos estados da Amazônia como um dos pontos que dificultam a implementação de planos para o desenvolvimento da região.

A constatação foi apontada nesta quinta-feira por três representantes do governo. Eles participaram da audiência pública que discutiu a articulação de programas para a Amazônia, promovida pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

Segundo o diretor da Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Alberto Carlos Lourenço Pereira, é difícil para o governo federal implementar ações em áreas de baixa governança e, por isso, deve ser construída uma articulação com os estados.

O assessor da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Johaness Eck, também apontou o problema de interlocução com os estados como desafio a vencer para desenvolver a região.

Já o diretor de planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Pedro Pepeu, afirmou que os estados amazônicos vivem de costas uns para os outros e possuem mais relações econômicas com estados do Sul e do Sudeste do que entre si.

Mais coordenação

Apesar do diagnóstico apontado por eles, o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que sugeriu o debate, cobrou um trabalho de coordenação do governo federal e formas de tornar efetivas as ações previstas em planos de desenvolvimento.

"Existem obras de infraestrutura [construção de rodovias, pontes, hidrelétricas] em andamento que estão impactando a vida das pessoas, a estrutura ambiental e urbanística da região. Um exemplo é a construção do complexo hidrelétrico do Madeira, em Rondônia", disse.

"O que queremos é fortalecer o impacto positivo dessas obras e reduzir os negativos. Os 30 mil trabalhadores que serão incorporados à construção do complexo do Madeira deverão ser inseridos depois no mercado de trabalho."


Programas


Um dos programas do governo federal para a Amazônia é o Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 2008. Entre seus objetivos, está a promoção do desenvolvimento sustentável com valorização da diversidade e redução das desigualdades regionais.

A região conta ainda com o Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Noruega já fez uma primeira doação ao fundo, de 110 milhões de dólares, em março deste ano.

"A doação não significará perda de soberania brasileira sobre a região, pois o BNDES definirá a forma de alocação dos recursos", explicou o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento da Secretaria-Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Oliveira Pires, em resposta ao deputado Marcio Junqueira (DEM-RR).

Outro programa em fase de elaboração é o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), que está sendo elaborado em reuniões com secretários dos estados da região e representantes de ministérios e deverá ser concluído em agosto.

O diretor de planejamento da Sudam, Pedro Pepeu, explicou que os objetivos do plano incluem o fortalecimento da regularização fundiária e do turismo, a melhoria da infraestrutura de transporte e das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda, a redução do analfabetismo.

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)