Segunda-feira, 19 de março de 2018 - 19h48
247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou, nesta segunda-feira (19), que a Justiça Federal do Rio repita as audiências da Operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato no estado, que investiga o pagamento de R$ 260 milhões em propina a políticos do estado por empresários de ônibus. A liminar do ministro atende pedido da defesa de acusados que pedem acesso integral às delações premiadas.
De acordo com determinação do ministro, a nova audiência não pode ocorrer em menos de um mês para que os advogados tenham prazo razoável para analisar os vídeos das delações.
Em despacho, o juiz Marcelo Bretas, responsável pelo julgamento dos processos da Lava Jato no Rio, comentou que a liminar de Gilmar "anulou, monocraticamente e na prática, toda a instrução processual já realizada, ao determinar a repetição de tais atos".
Gilmar já havia concedido habeas corpus aos empresários de ônibus Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira. Bretas emitiu novos mandados de prisão. Depois, Mendes acolheu novo habeas corpus = foram três, no total - e também colocou em liberdade outros quatro presos na operação.
Em julho do ano passado, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro encaminhou à Procuradoria Geral da República pedido de suspeição de Gilmar no caso envolvendo a prisão do empresário Jacob Barata Filho, porque o ministro é padrinho de casamento da filha de Jacob Barata Filho.
Procurado na ocasião, Gilmar disse que "as regras de impedimento e suspeição às quais os magistrados estão submetidos estão previstas no artigo 252 do CPP, cujos requisitos não estão preenchidos no caso".
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do