Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Geração de energia solar em dezembro



Previsão inicial era para junho, mas estudos ambientais estão demorando a ficar prontos, segundo MPX

A previsão para o início da geração de energia da usina solar da MPX em Tauá, município a 344 quilômetros de Fortaleza, avançou seis meses, passando de junho próximo para dezembro deste ano. Segundo o coordenador de prospecção e parceria da MPX, Marco Antônio Costa Vieira, o atraso no cronograma deve-se à demora na entrega dos pareceres arqueológicos e paleontológicos e da licença provisória.

"Estamos aguardando todos os rituais da lei que exige esses estudos e diagnósticos. Imaginávamos que seria mais rápido e menos complicado porque a usina de energia solar é de impacto ambiental zero porque não vamos cavar, é só colocar os painéis no solo, mas o local é marcado por registros fósseis", disse. "Estamos esperando esses trabalhos, para entregá-los na Superintendência do Meio Ambiente (Semace)".


Processo

Vieira explicou, que após a aprovação da Semace, os passos seguintes consistem em levantamento topográfico, desmatamento para implantação dos painéis e relocação de linhas de energia da Coelce que passam pelo terreno, e montagem da usina.

De acordo com ele, se os estudos forem entregues nos próximos 60 dias, o primeiro módulo de operação da usina solar deve começar em dezembro com a geração de 1 megawatt (MW). A partir daí, conta-se entre quatro e cinco anos para a instalação total do empreendimento com capacidade final para gerar 50 MW. Até lá, a implantação da usina é dividida nas fases de geração de 5 MW, 15 MW e 35 MW. Um terço da área completa será ocupado pelos painéis, ou seja 70 hectares de 204 hec. O restante será destinado para reserva e proteção ambiental, conforme Vieira.

O total de recursos aplicados soma R$ 250 milhões. O coordenador destacou que o investimento faz parte do compromisso da MPX de flexibilizar a matriz energética oferecida no Brasil. "O País não pode contar só com a energia hidráulica, mas também eólica, carvão, solar e outras", comentou. "Também temos o compromisso em gerar novas tecnologias e garantir que parte da energia gerada seja renovável".

É esse compromisso que, segundo ele, leva a empresa a investir em energia solar apesar do alto custo. "A energia gerada a partir do sol será vendida com prejuízo. Só alcançaremos um custo competitivo em 2015", observou.


Benefícios para a região

Apesar da usina não gerar um alto número de empregos diretos, o coordenador acrescentou que o empreendimento beneficia a economia da região com o incremento no turismo e com atração de empresas que compõem a cadeia produtiva de geração de energia solar, como os produtores de painéis. "A usina geradora sempre atrai empresas produtoras de componentes. Isso aconteceu no mundo todo. Estamos dando o primeiro passo, mas já há negociação para a vinda de empresas do setor", disse.

"Além disso, a usina atrai curiosos, incentiva um turismo. A partir daí, há aumenta o movimento de visitantes na cidade, o que fortalece os serviços de pousadas, restaurantes, transporte e o comércio local".

(Fonte: Diário do Nordeste/CE/Carol de Castro)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)