Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Fátima Cleide lembra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho


 
Em pronunciamento nesta terça-feira (5), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) lembrou a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorados anualmente no dia 28 de abril. A senadora registrou que anualmente 2,2 milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

- São três vidas perdidas a cada minuto, 600 mortes ao dia, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras. São 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de novos casos de doenças relacionadas com o trabalho - afirmou.

Fátima Cleide disse que os dados no Brasil são deficientes, com expectativa de que milhares de acidentes e mortes não sejam computados nos números oficiais. A senadora salientou ainda que existem diferentes interpretações para o que seja considerado acidente de trabalho, além de países que não costumam divulgar dados relacionados ao tema.

De acordo com a Previdência Social, conforme a média anual dos últimos sete anos, ocorreram no Brasil 344.919 acidentes, com 2.830 óbitos registrados no trabalho formal. Estima-se que os gastos do governo federal com os acidentados cheguem a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No ranking mundial, o Brasil ocupa o quarto lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos, perdendo somente para a China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090), disse Fátima Cleide.

Segundo estudos atuais, disse a senadora, os acidentes e doenças do trabalho ocorrem principalmente por falta de planejamento e compromisso com a questão; descumprimento da legislação; falta de conhecimento sobres os riscos existentes no local de trabalho; utilização de ferramentas gastas ou inadequadas; presença de ruídos, vibrações, calor e frios excessivos, além da falta de fornecimento e de uso dos equipamentos de proteção adequados.

Para a senadora, os governos têm a responsabilidade de formular e pôr em prática uma política nacional de segurança e saúde no trabalho, e promover desde cedo uma cultura de segurança entre todos os cidadãos. Cabe também aos empregadores a responsabilidade de proporcionar um meio ambiente de trabalho saudável e seguro, adotando sistemas de gestão de segurança e saúde.

Em 2005, segundo dados dos Ministérios do Trabalho e Previdência, as áreas com maior número de óbitos foram, em primeiro lugar, a de transporte, armazenagem e comunicações, com sete óbitos entre 3.855 trabalhadores; em segundo, a área da indústria da construção, com seis óbitos entre 6.908 trabalhadores; e em terceiro, a área de comércio e veículos, com cinco óbitos entre 24.782 trabalhadores.

Antes de concluir seu discurso, Fátima Cleide lembrou que a Fundacentro, criada pelo governo em 1966 sob a égide da OIT, é a única entidade governamental do Brasil que instrui e orienta empregadores e trabalhadores nos assuntos relacionados com a segurança e saúde no trabalho, com a promoção de pesquisas e difusão de dados voltados à antecipação e prevenção de acidentes.

Fonte:  Agência Senado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)