Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Supremo Tribunal Federal defende os direitos dos pacientes

Uma decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) marca uma vitória significativa para os direitos dos pacientes de tomar decisões pessoais sobre cuidados de saúde.


Supremo Tribunal Federal defende os direitos dos pacientes - Gente de Opinião

Em 25 de setembro de 2024, o STF decidiu por unanimidade que pacientes adultos e capazes têm o direito de recusar transfusões de sangue por motivos religiosos e optar por tratamentos médicos comprovados que não envolvam o uso de sangue. Esta decisão defende os direitos dos pacientes para todos os brasileiros.

O STF analisou dois casos envolvendo Testemunhas de Jeová que tiveram o direito de tomar suas próprias decisões médicas negado, devido às suas crenças religiosas. Em um dos casos, o ministro Gilmar Mendes enfatizou a importância da autonomia do paciente: “Em razão da liberdade religiosa e da autodeterminação, mostra-se legítima a recusa pelas Testemunhas de Jeová de tratamento que envolva transfusão de sangue.” No outro caso, o ministro Luís Roberto Barroso mencionou que “o direito à recusa de transfusão de sangue por convicção religiosa tem fundamento nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade de religião.”

Essas decisões estão de acordo com decisões de tribunais internacionais. Dias antes do julgamento do STF, a Grande Câmara do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (CEDH) confirmou que os pacientes têm o direito fundamental de escolher seus próprios cuidados médicos no caso Pindo Mulla vs. Espanha.

Comentando sobre procedimentos e tratamentos médicos que evitam o uso de sangue, o ministro André Mendonça observou que a decisão do STF “derruba qualquer preconceito” contra tratamentos médicos que evitam o uso de transfusão de sangue. Ele destacou que existem “numerosos documentos e estudos nacionais e internacionais que demonstram claramente a eficácia desses tratamentos, tanto que não só a comunidade internacional, mas também o Sistema Único de Saúde (SUS) reconheceu sua eficácia.”

Kleber Barreto, porta-voz das Testemunhas de Jeová no Brasil, afirma: “Estamos felizes que, em ambos os casos, o STF tenha defendido unanimemente os direitos dos pacientes de tomar decisões médicas informadas com base em suas crenças.”

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Envelhecimento ativo é a melhor forma de manter autonomia e disposição

Envelhecimento ativo é a melhor forma de manter autonomia e disposição

O Biolab Cast acaba de lançar um episódio sobre envelhecimento saudável, que aborda qualidade de vida, prevenção de doenças e manutenção da autonomi

Com procedimentos indolores, estética avançada oferece benefícios que vão muito além da beleza

Com procedimentos indolores, estética avançada oferece benefícios que vão muito além da beleza

O medo da dor e das agulhas ainda é uma barreira para muitos pacientes que desejam realizar procedimentos estéticos para realçar a beleza natural. E

 Sebrae em Rondônia celebra conquista histórica do CISAN com certificação nacional

Sebrae em Rondônia celebra conquista histórica do CISAN com certificação nacional

Nesta quarta-feira (24), em Rio do Sul (SC), Rondônia celebrou um momento histórico. O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de R

Concurso Público: Consulpam abre inscrições cargos de 2º Tenente do Quadro de Bombeiros Militares no Ceará

Concurso Público: Consulpam abre inscrições cargos de 2º Tenente do Quadro de Bombeiros Militares no Ceará

Atuando como referência na aplicação e organização de concursos públicos em diversos cantos do país, a Consulpam estará à frente do edital que irá p

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)