Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

Portal de Consulta de Linhas Pré-pagas entrou em funcionamento

Por enquanto acesso é para consumidores da Região Norte


Marcello Casal Jr./Agência Brasil - Gente de Opinião
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entrou em funcionamento, hoje (6), o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, ferramenta pela qual os consumidores poderão verificar a existência de linhas pré-pagas ativas cadastradas nos seus CPFs. A consulta pode ser feita no endereço https://cadastropre.com.br/ , onde será possível identificar cadastros indevidos, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles associadas indevidamente.

De acordo com a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), o serviço será implantado de maneira gradual. Nesse primeiro momento, o acesso estará disponível apenas para os consumidores da Região Norte. A partir do dia 15 de janeiro, o acesso estará disponível para os clientes das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já os clientes das regiões Sul e Sudeste, terão acesso à base do portal a partir do dia 22 de janeiro.

Atualmente, o serviço pré-pago contabiliza 122,3 milhões de linhas, cadastradas pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Segundo a Anatel, a iniciativa do portal visa "garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores."

Segundo a Anatel, o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. E a página disponibiliza orientações para quem identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.

"É válido destacar que o pedido de cancelamento/desvinculação do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas caso a solicitação seja executada por meio de atendente e até 48 horas úteis se solicitada no call center ou portal da prestadora sem a intervenção de atendente. Por questão de segurança dos consumidores, para realizar este cancelamento, será necessário confirmar dados demonstrando que é o titular do CPF", informou a Anatel.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instituto Rovema realiza campanha de arrecadação de donativos para vítimas de enchentes no Acre

Instituto Rovema realiza campanha de arrecadação de donativos para vítimas de enchentes no Acre

Diante das devastadoras enchentes que atingiram o estado do Acre, o Instituto Rovema lança uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as c

Rondônia tem 37.428 pessoas com inscrição confirmada para o CPNU

Rondônia tem 37.428 pessoas com inscrição confirmada para o CPNU

Das mais de 2,14 milhões de pessoas em todo o Brasil com inscrições confirmadas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — após concluírem o paga

Em Rondônia, mais de 17,8 mil renegociam na Faixa 1 do Desenrola

Em Rondônia, mais de 17,8 mil renegociam na Faixa 1 do Desenrola

Entre 9 de outubro de 2023 e 18 de fevereiro deste ano, mais de 17,8 mil pessoas em Rondônia formalizaram negociações na Faixa 1 do Desenrola. A dimen

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)