Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Brasil

INSS inicia comunicação oficial sobre descontos associativos

Associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado


Nove milhões de aposentados e pensionistas serão notificados por meio do aplicativo Meu INSS - Foto: Divulgação / INSS - Gente de Opinião
Nove milhões de aposentados e pensionistas serão notificados por meio do aplicativo Meu INSS - Foto: Divulgação / INSS

A partir desta terça-feira, 13 de maio, pessoas beneficiárias do INSS que tiveram descontos associativos — autorizados ou não — começaram a receber notificações oficiais informando a identificação de débitos em seus benefícios. Nove milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS. 

PARA BAIXAR O APP MEU INSS
Para Android (Google Play)
Para iPhone (App Store) 

Quem foi notificado poderá, a partir de quarta-feira (dia 14), informar qual associação realizou o desconto e o período em que a cobrança foi realizada, tanto pelo aplicativo Meu INSS e quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135. 

Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo de forma simples e digital. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. 

Caso não comprovem, deverão devolver os valores cobrados indevidamente. A entidade que não apresentar o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS (por meio de GRU específica). Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício. 

Perguntas e respostas sobre a restituição dos descontos indevidos

DEFESA DO CIDADÃO — O presidente do INSS, Gilberto Waller, detalhou como funcionará o processo de devolução dos valores cobrados indevidamente, reforçando o papel do Instituto na proteção dos segurados. 

"O INSS vai fazer a defesa do cidadão perante a associação, informando: ‘o nosso segurado, o nosso beneficiário não reconhece esse pagamento’. A associação terá que fazer um depósito identificado por meio de GRU específica ao INSS, e esse valor será repassado ao segurado pela conta do benefício, por meio de folha suplementar”, ressaltou. 

Waller enfatizou que os cidadãos lesados não precisarão juntar documentos para provar que estão falando a verdade. O ônus da prova caberá às associações e aos sindicatos. 

COMO INFORMAR SOBRE O DESCONTO — A consulta para verificar se houve desconto indevido no benefício pode ser feita somente por dois canais oficiais:

O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações para falar sobre reembolso.

Confira o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS
  • Dentro do app, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela.
  • Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício"
  • Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.

Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim:

  • Na página inicial do app, clique em "Extrato de benefício".
  • Escolha o número do seu benefício.
  • Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.

Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia:

  • Pelo aplicativo Meu INSS (botão ficará visível na notificação recebida).
  • Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).

IMPORTANTE:
Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (maio) e as demais mensalidades foram descontinuadas.
Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra RO atua na regularização de gleba na tríplice fronteira com Acre e Amazonas

Incra RO atua na regularização de gleba na tríplice fronteira com Acre e Amazonas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia concluiu uma importante etapa de campo na gleba Euclides da Cunha, uma ext

Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro

Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro

Entre a chegada de mais de 200 caravanas de todas as partes do país, a movimentação de compras e palestras sobre as últimas tendências, a Feira Regi

Ministro Silvio Costa Filho participará de Simpósio nacional que discute internacionalização de voos com foco na Amazônia

Ministro Silvio Costa Filho participará de Simpósio nacional que discute internacionalização de voos com foco na Amazônia

A presença confirmada do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, será um dos grandes destaques do Simpósio “Cenário e Desafios da Aviaç

Suprema Máquinas inaugura nova concessionária Zoomlion em Brasília

Suprema Máquinas inaugura nova concessionária Zoomlion em Brasília

A Suprema Máquinas, referência na venda de equipamentos pesados e soluções para o setor de construção, inaugura no próximo 11 de outubro, às 11h, su

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)