Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Todos os réus são condenados no primeiro dia de julgamentos


A Justiça de Rondônia condenou todos os réus na primeira sessão de julgamentos pelo massacre na Casa de Detenção José Mário Alves, ocorrido em Porto Velho, em abril de 2004. Márcio Viana da Silva (Pilha) foi condenado a 51 anos de prisão; pena igual à fixada para Raimundo Batista Valente. Eles foram condenados pela participação em 12 mortes. Já o réu José Raimundo de Jesus dos Santos, que confessou uma das mortes, foi condenado a 12 anos. Todos podem recorrer da sentença, que foi lida em plenário por volta das 23h30 pelo juiz de Direito Ênio Salvador Vaz, que presidiu o júri.

O resultado da votação entre os sete jurados foi conhecido após mais de 14 horas de julgamento, no plenário do 1º Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho. Eles foram acusados pelo Ministério Público de participação em 12 mortes, ocorridas dentro do presídio. Os presos marcados para morrer eram "sentenciados", amarrados e içados até 15 metros de altura, no topo das caixas d'água da unidade prisional. De lá, diante de familiares, policiais e imprensa, as pessoas foram mortas e arremessadas, algumas decapitadas.

Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela internet pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, a exemplo do que fez em 2010, no julgamento de outra rebelião que culminou em 27 mortes no Urso Branco; e em 2000, no julgamento do massacre de Corumbiara.


Confira a sentença na íntegra

 

Abaixo a cobertura do 1º dia de julgamentos

 

Começa júri por 12 mortes no presídio Urso Branco

 

Comitê de Segurança do TJRO monta esquema especial em júri

 

Testemunha acusa réus por mortes no Urso Branco

 

Réu confessa que matou uma das vítimas durante rebelião

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)