Quinta-feira, 11 de maio de 2017 - 12h01
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) desencadearam hoje (11) a operação Couraça, que investiga fraudes em licitações nos municípios de Itapetim e Brejinho, no sertão do estado, que movimentaram cerca de R$ 40 milhões.
São cumpridos 20 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Os alvos são prefeituras, escritórios e residências, localizados nos municípios de Itapetim, Brejinho, São José do Egito e Recife. Participam da operação 80 policiais e quatro auditores da CGU.
As investigações começaram no ano passado, a partir de uma denúncia feita por um vereador do município de Itapetim. A PF, então, descobriu que a fraude também atingia o município vizinho. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Transparência, uma organização criminosa utilizava empresas de fachada para fraudar licitações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana. Os estabelecimentos investigados não possuíam empregados registrados e não foram localizados nos endereços informados como sede.
O Ministério também informou que laranjas eram usados como sócios e que, em alguns casos, o pagamento era feito até mesmo quando a licitação ainda estava em curso. A estimativa é que o valor das contratações dos suspeitos efetuadas pelos municípios cheguem a R$ 40 milhões. De acordo com a PF, a organização atuava desde 2013.
O nome da operação é inspirado em trecho da Bíblia: “estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da Justiça”, de Efésios 6:14. O trecho bíblico foi divulgado pela PF na nota distribuída à imprensa.
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Polícia Civil deflagra a Operação Xeque Mate
Na manhã desta segunda-feira (02), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO 1, vincu
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)