Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPT participa de Blitz educativa para conscientização de MAIO LARANJA

Ação faz parte da agenda de atividades de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Na manhã da segunda feira, dia 15 de maio, a rede municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes de Porto Velho, composta pelo MPT, PRF, Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e outras instituições governamentais e não-governamentais, realizou uma blitz educativa na esquina da av. Lauro Sodré com av. Imigrantes (BR-319).

O procurador do trabalho Lucas Barbosa Brum, que participou da Blitz, ressalta “a importância de combater um mal tão grande como a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo necessário consciência e atenção de toda a sociedade. É importante que se façam denúncias no Disque 100 e perante o Ministério Público do Trabalho para que se possa atuar efetivamente no enfrentamento à violência sexual e responsabilizar toda a cadeia produtiva que se beneficia economicamente deste crime”, reforça o procurador.

Procurador Lucas Barbosa Brum e representantes de órgãos parceiros - Gente de Opinião
Procurador Lucas Barbosa Brum e representantes de órgãos parceiros

A ação teve como objetivo a distribuição de panfletos e adesivos contendo informações conscientizadoras da necessidade de denunciar e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Durante todo mês de maio a Campanha Maio Laranja realiza a conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

CAMPANHA FAÇA BONITO

Em alusão ao Dia 18 de Maio em 2023, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, suas organizações filiadas e parceiras nacionais vêm convocar toda a sociedade brasileira para participação ativa na construção de uma Agenda de Ações que precisa recolocar a referida pauta como prioridade para promoção, garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes em Rede de Proteção, funcionando de forma intersetorial e articulada.

Os últimos anos, em especial 2020–2022 foram marcados por uma série de desafios num contexto da Pandemia da Covid 19, que fragilizaram a proteção às crianças e adolescentes em nosso país, e em especial o enfrentamento à violência sexual. E somada à crise sanitária, houve o aumento da pobreza e do desemprego, o desmonte de serviços de proteção, a inexistência de políticas públicas e a falta de investimento e orçamento público.

MPT participa de Blitz educativa para conscientização de MAIO LARANJA - Gente de Opinião

​Os dados do IPEA, do Fórum Brasileiro de Segurança Publica (FBSP) e do Disque 100 vêm apresentando o aumento significativo da violência contra crianças, adolescentes, em especial das meninas.

​A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

A mobilização está em seu 23º ano, mas a chamada atual surge durante oficinas com adolescentes em ações de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2008 e em preparação para o III Congresso Mundial. A flor hoje é o símbolo oficial da causa. A ação de mobilização por meio do dia 18 de Maio é prevista no PNEVSCA.

 

DENUNCIE - DISQUE 100

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Audácia 2: MPRO e forças de segurança deflagram operação na região da Ponta do Abunã

Audácia 2: MPRO e forças de segurança deflagram operação na região da Ponta do Abunã

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14/5/2024) a Operação Audácia 2, fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na cidad

MPT ilumina com a cor lilás os prédios de suas Procuradorias em Rondônia e Acre

MPT ilumina com a cor lilás os prédios de suas Procuradorias em Rondônia e Acre

Em adesão à campanha do “Maio Lilás” de apoio ao fortalecimento das relações do Ministério Público do Trabalho com as organizações sindicais, que sã

Deputado Marcelo Cruz propõe ação para sanar problema de distribuição de água em Ouro Preto do Oeste

Deputado Marcelo Cruz propõe ação para sanar problema de distribuição de água em Ouro Preto do Oeste

A população de Ouro Preto do Oeste tem sofrido com dificuldades no acesso ao serviço de distribuição de água. Na última terça-feira, o presidente da

MPF recomenda desativação completa da barragem de mineração Taboquinha 02, em Rondônia, até o final deste ano

MPF recomenda desativação completa da barragem de mineração Taboquinha 02, em Rondônia, até o final deste ano

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a empresa Estanho de Rondônia S/A (Ersa), que faz parte do Grupo Companhia Siderúrgica Nacional (C

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)