Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO inicia atividades do “Agosto Lilás” e divulga “Mapa da Violência Doméstica” em coletiva de imprensa


 MPRO inicia atividades do “Agosto Lilás” e divulga “Mapa da Violência Doméstica” em coletiva de imprensa - Gente de Opinião
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou na sexta-feira, 1º de agosto, uma coletiva de imprensa que marcou o início das ações da campanha “Agosto Lilás”, no auditório institucional em Porto Velho. Além de divulgar a programação do mês, foi apresentada a nova plataforma “Mapa da Violência Doméstica”, que integra a rede de suporte ao enfrentamento da violência contra mulheres no Estado de Rondônia.
Participaram da coletiva o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, a Ouvidora do MPRO, Procuradora de Justiça Andréa Luciana Damascena Ferreira Engel, as Promotoras de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin e Tânia Garcia, o Policial Rodoviário Federal Antoniony Souza, a juíza Miria do Nascimento e a representante da Rede Lilás, Benedita Nascimento.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça abordou a importância do tema e a relevância da imprensa no papel de divulgadores das ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Ele destacou ainda a nova ferramenta disponibilizada pelo MPRO, que apoiará toda a rede de proteção com estatísticas em tempo real. “A importância do Mapa da Violência Doméstica se refere à capacidade da obtenção da informação estratégica e à percepção da evolução ou decréscimo da violência, que é o nosso objetivo enquanto instituição”, pontuou.

Mapa da Violência Doméstica
O “Mapa da Violência Doméstica” reúne informações de órgãos como a Polícia e o Sistema de Justiça. Os dados são atualizados em tempo real. Isso permite que profissionais da área de segurança e proteção saibam onde os casos estão acontecendo e possam agir com rapidez.
A plataforma é aberta ao público e fácil de usar. Qualquer pessoa pode acessar os dados, entender a situação em sua cidade e cobrar ações das autoridades. A ideia é dar mais participação à sociedade no combate à violência doméstica.
Na coletiva, foi apresentado aos jornalistas convidados um vídeo informativo sobre o acesso e pesquisa de dados na nova ferramenta digital, além da demonstração do uso realizada por um dos desenvolvedores da plataforma, destacando a praticidade e o modo intuitivo do sistema.
A promotora de Justiça Tânia Garcia explicou que o Mapa da Violência Doméstica, assim como o Anuário de Segurança Pública, é um instrumento para a promoção da integralidade de direitos para as mulheres vítimas de violência doméstica. “O grande diferencial é proporcionar, de fato, informações fidedignas que possibilitem olhar para essa mulher e suas necessidades, de forma integral e com base em promover a intersetorialidade e subsidiar o desenvolvimento de ações de política pública que sejam mais efetivas e assertivas para promover prevenção”, reforçou.
 MPRO inicia atividades do “Agosto Lilás” e divulga “Mapa da Violência Doméstica” em coletiva de imprensa - Gente de Opinião
Navit
O Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navit), de acordo com promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin, é um serviço especializado do MPRO que atua com base na dignidade da pessoa humana e nos direitos das vítimas, promovendo acolhimento humanizado, orientações jurídicas e realizando encaminhamentos para serviços de saúde e psicossociais, reparações de danos, entre outras ações.
“Dentro do pacote de ações para o mês de agosto, o Ministério Público reestruturou uma ferramenta importantíssima, que é o Navit. Gostaríamos de destacar para a sociedade a atuação de um Ministério Público que vai ao encontro da uma política nacional de atenção às políticas públicas. Realizamos não apenas nosso dever com a aplicação da lei penal, mas acima de tudo nós lidamos com pessoas. E essas pessoas que foram atingidas, direta ou indiretamente, devem ter condições de retomar as suas vidas, apesar das dores”, disse Tâmera.
Ainda no tocante à reestruturação do núcleo, a promotora destacou que no interior do estado estão sendo destinados espaços e equipes adequadas para realizar o atendimento qualificado das vítimas de crimes, citando a inauguração de uma sala em Ariquemes e a ampliação de outra em Ji-Paraná, por meio de convênio com o Ministério da Justiça, através do Programa Recomeçar.

Ouvidoria de Mulheres
A Procuradora de Justiça e Ouvidora do MPRO, Andréa Damascena Ferreira Engel, explicou as atribuições da Ouvidoria de Mulheres do Ministério Público de Rondônia como um canal especializado para receber denúncias, em especial relacionadas à temática de violência contra a mulher.
Destacou, em sua fala, a necessidade de maior presença masculina durante eventos de campanhas como o “Agosto Lilás”. “A maioria de nossas plateias são de mulheres. A nossa maior luta hoje não é só pela defesa da vítima, mas também em conseguir o engajamento masculino nesta luta que não é só das mulheres, mas de todos nós”, diz.

Programação
Capacitação das Redes de Apoio do Estado de Rondônia - Evento presencial e com transmissão do YouTube
Dia 7 de agosto
No auditório do Edifício-Sede do MPRO
Das 8h às 12h

Aplicação do Protocolo de Gênero - Evento interinstitucional
Dia 20 de agosto
Na Faculdade São Lucas – Unidade II
Das 19h às 21h

Serviços

 Ligue para a Polícia Militar
190

Disque Ouvidoria
127 ou (69) 999.770.180

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 MPRO obtém no TJ decisão liminar que mantém contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

MPRO obtém no TJ decisão liminar que mantém contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decisão liminar que assegura a continuidade de contrato eme

Para fortalecer políticas públicas de gênero, MPRO participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Para fortalecer políticas públicas de gênero, MPRO participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, nesta segunda-feira (27/8),

Comarca de Ariquemes destina recursos de penas pecuniárias para projetos sociais

Comarca de Ariquemes destina recursos de penas pecuniárias para projetos sociais

O Ministério Público de Rondônia participou, nesta quarta-feira (27/8), da solenidade de entrega de alvarás judiciais referentes a prestações pecuni

MP em Ouro Preto do Oeste propõe ação civil pública e obtém liminar para suspensão de nomeações em concurso público de Teixeirópolis

MP em Ouro Preto do Oeste propõe ação civil pública e obtém liminar para suspensão de nomeações em concurso público de Teixeirópolis

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, ajuizou Ação Civil Pública visando à anulaçã

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)