Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Homenagem ao Dr. Eurico Montenegro Júnior!


Homenagem ao Dr. Eurico Montenegro Júnior! - Gente de Opinião

Estou em Rondônia desde de 1970, participei de sua moderna colonização, ou seja, da ocupação de suas terras públicas ou devolutas com o assentamento de médios e pequenos produtores rurais egressos de todas as regiões de nosso rincão pátrio!

A estrutura fundiária implementada a partir de 1970 é que propiciou o atual perfil ocupacional de nossas antigos espaços vazios e a que transformou o antigo Território no atual e invejável estado de Rondônia!

Nesses 51 anos, participei também ativamente das lides políticas e de administração pública de Rondônia!

Sempre observei que grandes homens com espírito público também participaram dessa epopeia; muitos foram fundamentais para que Rondônia atingisse o patamar que hoje alcançou!

Muitos foram homenageados, e outros nem e não tanto, não foram esquecidos, mas não receberam os galardões, que por justiça, lhes eram devidos!

Sobraram homenagens para uns e faltaram para outros!

Mas nunca será tarde para essas homenagens chegarem!

Hoje, desejo prestar a minha homenagem ao Dr. Eurico Montenegro Júnior!

Eu mesmo, já escrevi vários artigos e comentários sobre várias personalidades de Rondônia e por mais que se escreva, sempre faltará alguém a ser homenageado!

O Dr. Eurico, desde o tempo que implantei a coordenadoria do INCRA para a Amazônia Ocidental, em Rio Branco (Acre) em 1974, vem prestando a sua colaboração e empregando os seus conhecimentos em prol dessa região amazônica, advogado e procurador do INCRA em Rondônia, como destacado membro do Tribunal de Justiça!

São, portanto, 47 anos de ilibada vida pública! Merece, portanto, todas as possíveis homenagens a que ele possam ser prestadas!

Bom advogado, que conhece com sobra nosso emaranhado mundo jurídico e melhor ainda, equilibrado juiz de nosso Tribunal de Justiça!

Por uma feliz coincidência, foi Presidente do TJ quando fui Vice-Governador do Estado, época em que, mais uma vez, tivemos oportunidade de realizar boas tarefas em conjunto para o bem de Rondônia e de seu povo!

Recentemente, aposentou-se do TJ, mas com certeza continuará a nos brindar com seu talento e com o seu denodado saber jurídico!

Essa homenagem que lhe hipoteco é espontânea e autêntica e bem que poderia ser encampada por outras pessoas, autoridades e/ou instituições públicas; principalmente pela Assembleia Legislativa e pela Câmara de Vereadores de Porto Velho, que são instituições legítimas para que essa homenagem ganhe foros oficiais e seja conhecida por todos nossos concidadãos e em todos os recantos de nosso Estado!

Fica aí pois, registrada essa minha homenagem e a sugestão para outras pessoas, outras autoridades e instituições para que o façam também!     

 

Ji-Paraná, abril de 2021.

Assis Canuto

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO denuncia 12 pessoas por fraude de R$ 10,5 milhões na compra de testes de Covid-19 em Rondônia

MPRO denuncia 12 pessoas por fraude de R$ 10,5 milhões na compra de testes de Covid-19 em Rondônia

Operação Polígrafo aponta esquema que envolveu ex-secretário adjunto de Saúde e Cônsul Honorário da Índia; Ministério Público pede ressarcimento de

MPF atua para que municípios utilizem políticas públicas e garantam segurança alimentar em Rondônia

MPF atua para que municípios utilizem políticas públicas e garantam segurança alimentar em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) alcançou avanços concretos na adesão de municípios de Rondônia ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutri

TJRO confirma condenação solidária de três empresas por fraude via Pix e invasão de App

TJRO confirma condenação solidária de três empresas por fraude via Pix e invasão de App

Por falha na prestação de serviços, três empresas, que integram o sistema financeiro nacional, tiveram as condenações por dano material e moral, sol

Colégio de Procuradores do MPRO aprova criação de duas unidades especializadas em violência doméstica na 2ª Procuradoria de Justiça

Colégio de Procuradores do MPRO aprova criação de duas unidades especializadas em violência doméstica na 2ª Procuradoria de Justiça

O Colégio de Procuradores de Justiça do MPRO aprovou, nesta terça-feira (9/12), em sessão realizada em Porto Velho, a criação de duas unidades espec

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)