Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Comissão pede plano para combater crimes na região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


Para traçar estratégias integradas de combate à criminalidade na região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, representantes do sistema de segurança pública de Rondônia e de entidades da sociedade civil se reuniram nesta sexta feira (24), em Porto Velho.

O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), onde o secretário Antônio Carlos dos Reis recebeu a comissão da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, moradores da Vila Ferroviária, Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia e representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Durante a reunião, o secretário Antônio Carlos dos Reis falou da dificuldade que a polícia tem para realizar o policiamento ostensivo no local, em razão do espaço não possuir iluminação adequada, e ainda existe uma desorganização dos vendedores ambulantes de lanches, não havendo a delimitação dos espaços.

“A polícia sozinha não resolverá o problema da EFMM. É imprescindível a participação e a união de esforços com outros órgãos, bem como a participação efetiva do município na iluminação e reestruturação do espaço, reunindo então as  condições de se elaborar um planejamento específico”, salientou Reis.

Gente de Opinião

Comissão da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro-Madeira Mamoré participou da reunião

O superintendente do Patrimônio da União (SPU) em Rondônia, Antônio Roberto dos Santos Ferreira, explicou que a área que compreende o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é de responsabilidade do município, todavia alertou da necessidade do trabalho em conjunto com as demais instituições públicas. “O tombamento da estrada de ferro não resolveu a situação precária que ainda se encontra. Trouxe ainda mais exigências e custos”, disse o superintendente.

Os participantes do encontro decidiram promover uma reunião ampliada no mês de agosto com a presença de representantes da Sedam, Seas, Secel, Sema, PF, Iphan, SPU,  MPE, Sindsbor, Associação Madeira-Mamoré, Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Santo Antônio Energia e GGI.


Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)